A cidade para os nossos filhos

A edição deste fim de semana do jornal Notícias do Dia, com caderno especial a respeito do grave problema das invasões ilegais em Florianópolis, nos desafia a refletir sobre o futuro da nossa cidade. Conhecida por suas belezas naturais e qualidade de vida acima da média nacional, Floripa vive um dos seus momentos mais decisivos, diante da ameaça que a ocupação desordenada representa ao seu desenvolvimento.

Um dos destinos preferidos dos brasileiros há muitos anos, Florianópolis ganhou ainda mais destaque com o trabalho exemplar, liderado pelo prefeito Gean Loureiro, nos seus anos de mandato. A imagem, associada a bem-estar e excelentes índices de segurança e saúde, reverbera nacionalmente e atrai milhares de novos moradores. Todavia, a qualidade de vida que eles buscam, e da qual nos orgulhamos muito, pode estar em risco se não agirmos agora.

Em 1991, éramos pouco mais de 255 mil habitantes. Hoje, já somos mais de 500 mil e, segundos dados do IPUF, seremos cerca de 750 mil habitantes até 2050. A ocupação desordenada é fruto do crescimento populacional acentuado dos últimos anos. Com menos de 50% dos imóveis regulares, paira no ar a questão: estamos preparados para suportar uma nova onda demográfica desse tamanho?

Essa é uma discussão ampla e significativa. É uma responsabilidade conjunta encontrar um caminho próspero, seguro e sustentável para a nossa cidade. A aprovação do PLC nº 1.801/19 é urgente, pois estabelece procedimentos de fiscalização e penalidades, concedendo uma estrutura legal para o combate às construções irregulares. Mas este é apenas o primeiro passo.

Precisamos unir forças para levar esse debate à sociedade e construir um plano de desenvolvimento urbano integrado. O papel da imprensa e das associações é essencial para a mobilização em torno desse propósito.

Não se trata apenas de regulamentar a ordem urbanística, mas também de acolher as pessoas mais vulneráveis e envolver o setor empresarial na discussão sobre as medidas a serem implementadas. As decisões que devemos tomar hoje, definirão a cidade que deixaremos para nossos filhos.

+

Artigos

Artigo

Os estudiosos do pensamento dos imortais buscam o aval da ciência em suas observações, apesar de sab ...

Artigo

Santa Catarina cresce acima da média nacional, impulsionada por uma indústria que é referencia e pel ...