A importância da inspeção anual de alarme de incêndio

Sua edificação ou propriedade já teve uma inspeção anual do sistema de alarme de incêndio este ano? Os sistemas de alarme de incêndio são elementos vitais para a segurança e proteção de sua propriedade, seja ela residencial ou comercial.

São esses equipamentos os responsáveis por garantir que os ocupantes da edificação sejam notificados e avisados em caso de incêndio. E também podem ser os responsáveis por alertar o Corpo de Bombeiros para atender e controlar o sinistro.

O sistema permite que os usuários ou moradores da edificação possam sair com segurança do prédio, e os Bombeiros sejam comunicados rapidamente da ocorrência. Mas, apenas ter o sistema de alarme não garante que tudo isso aconteça. Os equipamentos de sua propriedade devem passar por uma manutenção e inspeção anual para garantir que estão em pleno e perfeito funcionamento.

A inspeção anual do sistema de alarme de incêndio envolve muito mais do que disparar um alarme sonoro e confirmar se as sirenes soam e os sinalizadores luminosos de emergência piscam – embora o teste destes dispositivos seja um passo fundamental da inspeção.

Uma adequada inspeção anual do sistema de alarme de incêndio deve ser realizada por profissional qualificado e capacitado, afinal envolve critérios e conhecimentos técnicos especializados para certificação de que todos os componentes estão 100% operacionais para todas as condições possíveis.

Durante a inspeção anual dos sistemas de alarmes de incêndio, um engenheiro especializado testa e inspeciona visualmente a condição e o funcionamento de todos os dispositivos e equipamentos do sistema.

Esta ação garante que todos os equipamentos do sistema de alarme de incêndio funcionarão durante um incêndio e atenderão aos padrões de exigências das Normas do Corpo de Bombeiros. Isso também garantirá que a Central de Alarme de Incêndio responda corretamente a cada dispositivo e evite alarmes e acionamentos falsos, o que leva ao descrédito do sistema.

Um Relatório de Inspeção Anual, adequado e atualizado pode ser solicitado pelos bombeiros a qualquer momento e é um elemento obrigatório para seguradoras e investigações após sinistros e eventos de incêndio.

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