A importância da retomada

Ainda estamos na pandemia e a situação exige cuidados sanitários especiais. Mas está claro que é preciso se movimentar no sentido de retomar o desenvolvimento da economia. Santa Catarina sempre deu exemplo, quando se fala de crescimento. Sim, a pandemia trouxe desemprego. Setores como hotelaria, restaurantes, eventos, continuam encontrando sérias dificuldades.

Numa outra mão, a secretaria estadual da Fazenda registrou, em janeiro de 2021, recorde na arrecadação, ultrapassando a marca de R$ 3 bilhões. Além do esforço dos técnicos da Fazenda, por trás desse resultado existe algo mais. O DNA empreendedor do catarinense, presente desde a chegada dos primeiros imigrantes que vieram construir Santa Catarina.

Para o Lide, entidade que reúne lideranças de todo o estado, DNA catarinense significa “Desejo de Nunca se Acomodar”. O grupo está lançando uma campanha motivacional, com apoio de redes de rádio e tevê: “É hora de acelerar”. Chegou a hora de injetar ânimo, difundir movimentos para estimular a retomada da rota do crescimento acelerado.

O presidente da Facisc (Federação Catarinense das Associações Comerciais e Industriais), Sergio Alves, percorre o estado motivando prefeituras e associações empresariais a aderir ao DEL, o programa de Desenvolvimento Econômico Local, elaborado pela entidade. São projetos que garantem o desenvolvimento econômico sustentável do município.

Outras iniciativas se espalham. Fiesc, Fampesc e outras federações fazem seus movimentos.  Representando os municípios, a Fecam apoia essas ações. Vem fazendo isso bem, como foi demonstrado no recente episódio do protocolo para compras de vacinas imunizadoras da Covid-19.

A entidade também estará ao lado do governo estadual para auxiliar, com sua capilaridade, na divulgação e implantação dos programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Como o fortalecimento da Rede Catarinense de Centros de Inovação.  Com todas as forças unidas, o processo de retomada é irreversível.

+

Artigos

Artigo

Os estudiosos do pensamento dos imortais buscam o aval da ciência em suas observações, apesar de sab ...

Artigo

Santa Catarina cresce acima da média nacional, impulsionada por uma indústria que é referencia e pel ...