A inteligência artificial no sistema jurídico

A inteligência humana é a capacidade do ser humano raciocinar, assimilar, ou adquirir o conhecimento para desenvolver habilidades úteis no cotidiano ou que reúna aptidões úteis à identidade de sua formação e evolução pessoal.

Trata-se de característica essencial que distingue o homem de outras espécies de animais. Nos últimos anos, destaca-se a inclusão, no cenário brasileiro, nova modalidade de inteligência, denominada de artificial, ou seja, aquela inerente ao intelecto humano, numa espécie de “simbiose” que decorre da interação entre o criador e a criatura.

A IA consiste num processo de criação de informações tecnológicas que substitui o raciocínio do ser humano para promover atividades com autonomia funcional. Transfere o conhecimento intelectual humano para os sistemas e programas de automação adaptados para a elaboração do produto final desejado.

A IA encontra-se em franca expansão e já se constata a sua interferência em diversos segmentos como na arte recreativa, via edição de filmes e publicidades, muitas vezes, com o propósito de substituir os atores em cenários o que diminui os riscos operacionais e os elevados encargos financeiros utilizados na produção de eventos.

No ramo medicinal, utiliza-se a IA na pesquisa de doenças e na elaboração de prognósticos necessários ao tratamento clínico dos pacientes. Na área da engenharia, utiliza-se a IA na elaboração de cálculos complexos e projetos que otimizam a relação custo/benefício das edificações. Na seara jurídica, a automação apresenta-se desde a investigação de um crime até o julgamento da respectiva ação penal em sua última estância.

Destarte, resta ao profissional do futuro não limitar sua formação com a conclusão da graduação acadêmica superior, mas prosseguir os estudos, reciclar, se aperfeiçoar e, especialmente, especializar-se na área de atuação pelos métodos que julgar adequado.

Afinal, vejam: “O que todos devemos fazer é nos certificar que estamos usando a inteligência artificial de uma maneira que beneficie a humanidade, e não que a deteriore”. (Tim Cook – CEO da Apple).

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...