À magistratura catarinense

O Poder Judiciário de Santa Catarina é referência no Brasil em qualidade e produtividade e, nesse período especial de pandemia, segue funcionando plenamente para que o Estado, por meio de seus servidores, inclusive os que cuidam da saúde e segurança públicas, possa desempenhar a sua função constitucional. Ainda assim, a hostilidade à magistratura ocorre com frequência cada vez maior, apresentando um cenário desafiador para juízes e juízas.

Como garantidora do Estado Democrático de Direito e dos direitos fundamentais, a magistratura é uma carreira de Estado que precisa estar representada e ser defendida com vigor para que possa atuar com independência. Esse precisa ser o papel da nossa associação. Por isso, é chegado o tempo de se colocar fim à divisão e à desesperança. O espaço associativo deve servir a todos, incluindo-se os novos e valorizando-se os mais experientes.

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) precisa, antes de tudo, buscar a imprescindível participação daqueles que, justificadamente decepcionados pela passividade dos últimos anos, desfiliaram-se, ou dos que, não vendo razão, sequer se filiaram. Cabe aos seus dirigentes estimular a união de todos os magistrados – da ativa, aposentados, pensionistas.

Uma das bandeiras da AMC deve ser a valorização da jurisdição, único exercício que completa o verdadeiro juiz e que dispensa projetos pessoais e políticos. Atenção especial deve ser dada ainda a temas como segurança dos magistrados, melhor aproveitamento da força de trabalho de juízes e servidores, unidade entre o primeiro e o segundo graus de jurisdição e independência judicial.

A renovação e o reavivamento dos rumos da AMC é o que fará diferença para uma atuação forte e independente em prol da magistratura. Temos, agora, com a eleição da diretoria e conselhos, uma oportunidade ímpar de imprimir nova energia e resgatar nossa representatividade associativa. Por isso, magistrado: vote! O mundo mudou e precisamos acompanhar as transformações com uma postura mais dinâmica para resgatar em definitivo o orgulho da nossa carreira.

+

Artigos

Artigo

Os estudiosos do pensamento dos imortais buscam o aval da ciência em suas observações, apesar de sab ...

Artigo

Santa Catarina cresce acima da média nacional, impulsionada por uma indústria que é referencia e pel ...