A mulher advogada e os 88 anos de história da OAB/SC

No mês que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, mais uma vez nos vemos empenhadas no propósito de ressaltar a trajetória da mulher advogada catarinense ao longo dos últimos 88 anos da OAB/SC, em paralelo com as comemorações alusivas aos 89 anos do voto feminino no Brasil, como também da inigualável conquista da igualdade entre homens e mulheres, alçada pela Constituição Federal de 1988.

Buscando acompanhar a evolução histórica dos avanços nos direitos das mulheres, notadamente na busca por mais oportunidades, a OAB Catarinense vem atuando no sentido de garantir a paridade de gênero, retirando-a do papel e aplicando-a na prática, em verdadeira inclusividade.

Imperioso destacar as advogadas que nos precederam ao longo desta trajetória de lutas, abrindo caminho para que todas as demais viessem e fossem ocupando os mais variados espaços dentro da instituição.

Nossa gratidão a todas aquelas que abriram a inédita estrada, construindo as sólidas pontes que nos trouxeram a este momento único, em que somos 16 presidentes de Subseção, ocupamos mais de 30 cadeiras no Conselho Estadual e duas no Conselho Federal, uma vaga história no Conselho Nacional do Ministério Público, somos liderança na presidência da Caixa de Assistência dos Advogados, atuantes diretoras da Escola Superior da Advocacia. Somos ainda maioria no comando das Comissões temáticas da Ordem, unidas para representar as 20 mil advogadas catarinenses.

Logo, as lideranças femininas da OAB/SC são responsáveis por benefícios que tocam diretamente à Advocacia como a conquista de vagas para gestantes nos fóruns, defesa das as prerrogativas profissionais e cursos da ESA voltados a defesa da mulher em situação de violência.

Com a honra de ter sido a primeira mulher a assumir a Presidência da OAB/SC, sei que os ventos alvissareiros soprados no voto proferido no Conselho Federal instaurando a paridade de gênero na composição dos cargos na Instituição continuarão soprando, ampliando as oportunidades da participação feminina no futuro das mulheres advogadas, comprovando que onde uma de nós estiver, todas estarão. Afinal, “lugar de mulher é onde ela quiser”.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...