A vida é feita de ciclos de aprendizagem

Após 46 meses, encerro minha participação na Prefeitura de Florianópolis com mais de 700 ações. Na Superintendência de Desenvolvimento Econômico, durante 29 meses, realizamos 452 ações, com destaque para o lançamento do programa de apoio ao mercado internacional, o Exporta Floripa, que atendeu mais de 600 empresas, e para o Juro Zero Floripa, que em 4 anos emprestou, em parceria com o Banco do Empreendedor, mais de R$ 3,8 milhões para micro e pequenas empresas e MEIs da cidade.

Houve ainda o lançamento e coordenação do Programa Cidade Empreendedora, com mais de 30 projetos, entre eles o Plano de Desenvolvimento Econômico e a Lei de Desburocratização, que fez Florianópolis passar de 141 dias em média para abrir uma empresa, para menos de 5 horas. Saltamos de 44 mil CNPJS em 2017 para mais de 100 mil em 2021, sendo mais de 42 mil novos MEIs em 4 anos.

Vale citar ainda o programa de compras públicas e a capacitação em gestão e atendimento nas comunidades. Criamos e coordenamos o Colegiado de Desenvolvimento Econômico da Granfpolis, levando boas práticas para os 22 municípios da região, um trabalho reconhecido em todo o estado e no país.

Em 2019, na Superintendência de Assuntos Institucionais, foram 109 ações em 7 meses. O programa Floripa Cidade Eficiente foi exemplo em palestra feita em Buenos Aires para para 60 municípios Latino-Americanos.

Em 2020, na Superintendência de Assuntos Internacionais, foram 139 ações em 10 meses. Entre as principais, o acordo com a Câmara Brasil x Luxemburgo para abrir portas no mercado para empresas do município e a atração de investimento de empresas internacionais para cidade, além do monitoramento da situação de estrangeiros na pandemia.

Criamos e coordenamos o Colegiado de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Fecam, levando informações e boas práticas para os 295 municípios de todo estado. Agradeço a todos que contribuíram neste trabalho, principalmente ao prefeito Gean Loureiro.

A dedicação ao empreendedorismo segue em frente em várias outras atividades e, em especial, na Ampe Metropolitana, onde entre outras coisas levamos esta experiência no setor público para administrações municipais de nossa região e inclusive de outros estados, onde somos referência. Sempre com o intuito de ajudar no melhor ambiente de negócios e, assim, no desenvolvimento de nosso país.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...