Acif 105 anos: a força do associativismo na Capital

As comemorações dos 105 anos da Acif, nesta quarta-feira (13), ocorrem em um dos momentos mais conturbados da história da entidade. Mas, se a crise gerada pela pandemia de Covid-19 representa um baque na economia de Florianópolis, também prova do que o associativismo é capaz.

As ações adotadas desde o anúncio do isolamento social, em 13 de março, uniram todos os voluntários da Associação para amenizar ao máximo os impactos – da Diretoria Executiva e Conselhos Superior e Fiscal às regionais e núcleos setoriais.

A rede de proteção às empresas que fazem nossa capital pulsar e prosperar se fortaleceu ainda mais – um movimento envolvendo representação junto ao poder público, muita informação e foco na saúde dos colaboradores, clientes, fornecedores e empresários, além da sustentabilidade dos negócios.

Esta união que existe há mais de um século é diretamente responsável por Florianópolis ser considerada uma das melhores cidades para empreender no Brasil, mirando o patamar internacional. Bandeiras levantadas pelas primeiras lideranças são refletidas neste momento, onde a resiliência é a palavra de ordem.

O constante apoio ao segmento faz com que muitos vislumbrem a cidade como um terreno fértil para o desenvolvimento. E assim continuará, em um trabalho incessante para manter o cenário convidativo, com as empresas locais cada vez mais protagonistas de um futuro ainda mais promissor.

Aqueles que empreendem e geram empregos estão em uma situação na qual o associativismo é fundamental na retomada e na plena recuperação da economia. Esta teia formada pelas cerca de 4 mil empresas ligadas à entidade reflete um compromisso de todos com Florianópolis.

Afinal, uma das frases mais emblemáticas defendidas pela Acif é ‘CNPJ tem coração’. Apesar de esta realidade às vezes parecer distante, as empresas são formadas por pessoas. Elas empregam, geram renda e representam o poder de uma sociedade que tem no empreendedorismo e no trabalho sua vocação. E será a partir delas que esta crise ficará, em breve, no passado.

Mais Opiniões Artigos

Artigo

Em 24 de maio de 2016 Roberto Caldart foi morto enquanto atendia clientes, vítimas de fraudulenta reintegração de […]

Artigo

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) completa 70 anos neste dia 25 de maio. Em sete […]

Artigo

Depois de mais de 60 dias de quarentena, as consequências da crise ampliada pelo coronavírus ganharam dimensões preocupantes […]

Artigo

Baltasar Gracián escreveu em 1647 a Arte da Prudência, dedicada à astúcia da razão, apresentando em aforismos normas […]

Artigo

A metáfora do bode na sala, antiga parábola chinesa, funciona assim: um sujeito reclama que sua vida em […]

Artigo

Ultimamente,  temos constatado que muitos dos núcleos familiares não se conhecem, ou não se reconhecem mais, pela ausência […]

Artigo

Num depoimento que eu gravei há uns três anos atrás com o pintor Rodrigo, ele me revelou que […]

Artigo

Vivemos tempos diferentes. Vivenciamos hoje desafios para os quais nunca nos preparamos. Sustenta-nos a crença na democracia e […]