Advocacia, amor pela causa

O mundo foi atropelado por uma realidade em que a exceção virou a regra! A resiliência de advogados e advogadas é posta à prova quando, seguindo a implacável rotina dos prazos, também são vítimas da Covid-19 e chegam às UTI. Ao mesmo tempo são obrigados – independentemente de faixa etária ou condição sanitária – a adquirir habilidades em tecnologia para operar sistemas e realizar audiências, sustentar a defesa do cliente, submetidos, ainda, a condições incertas da telefonia ou do clima.

Se nossa indispensável função de proteger os direitos das pessoas já era uma tarefa hercúlea, agora se torna uma odisseia, em que a advocacia é instada a se adaptar à nova normalidade sob pena de perecimento de direitos, de liberdades, enfim, da cidadania. Pois o drama social brasileiro continua sendo o da violação de direitos, desde a mãe que não consegue executar alimentos para o filho até o cidadão sem acesso à aposentadoria, realidade esta agravada pela pandemia.

É neste momento crítico, sem final previsível, em que as exigências se multiplicam e os meios escasseiam, quando advogados são cobrados pela falta de contraprestação por parte do Poder Público, que se destaca a conexão entre a classe e sua corporação, a OAB, cujo papel institucional se torna mais ingente, em defesa de nossas prerrogativas e do efetivo funcionamento da Justiça.

Mais que inovar e tecnologizar, imprescindível humanizar! Compreender a desafiadora responsabilidade social imposta à advocacia e reconhecer que os colegas catarinenses estão a demonstrar seu amor à profissão ao superar os desafios deste novo momento, porque conscientes que prestam um serviço essencial à administração da Justiça.

Como vivemos tempos de adaptação e inovação contínua, a OAB/SC mantém intensa interlocução junto às instituições, concentra seus esforços em garantir condições para o pleno exercício profissional e, assim, honrar o comprometimento, o destemor e o equilíbrio demonstrados diariamente pelos advogados e advogadas catarinenses, em harmonia com nosso “Amor pela Causa”, a nos dar todas as razões para homenageá-los neste Dia da Advocacia.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...