Ciência e democracia

A Defensoria Pública de Santa Catarina acaba de criar seu Centro de Estudos, de Capacitação e de Aperfeiçoamento – o Cecadep –, que promoverá estudos, cursos e eventos a serem difundidos dentro e fora da instituição, definida pela Constituição Federal como expressão e instrumento do regime democrático.

O Cecadep trabalhará em conjunto com outros quatro novos órgãos da Defensoria Pública: os Núcleos Especializados de Direitos Humanos, de Habitação, de Defesa das Mulheres e, ainda, da Infância, Juventude, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência, responsáveis, em suas respectivas áreas, pela atuação coletiva da instituição na região metropolitana de Florianópolis.

Com esses novos órgãos, a Defensoria Pública reforça o seu compromisso com a ciência e a democracia, que, lembra Carl Sagan em “O Mundo Assombrado pelos Demônios”, tanto têm em comum: “Os valores da ciência e os da democracia”, afirma o cientista norte-americano, “são concordantes: ambas requerem raciocínio adequado, argumentos coerentes, padrões rigorosos de evidência e honestidade”.A ciência, continua Carl Sagan, constitui o melhor instrumento de que os seres humanos podem se valer em sua ânsia pela certeza absoluta.

É por meio dela que a humanidade continuamente aprimora o seu entendimento a respeito do universo. Com o tempo, os cientistas comprovaram, por exemplo, que a Terra é redonda ao contrário do que sustentavam, há muitos séculos, diversos estudiosos. A ciência é um processo. A democracia também não é um modelo acabado: ela está sempre por se construir.

Daí a importância da Defensoria Pública, que, ao promover, como determina a Constituição Federal, os direitos humanos, contribui para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e das vantagens de um regime democrático pautado não só pela vontade das maiorias, mas também pelo respeito às minorias.

Juntos, o Cecadep e os Núcleos Especia-lizados da Defensoria Pública tratarão de promover a ciência e a democracia. Sua criação representa, sem dúvidas, um grande avanço para a instituição, que continuará a lutar pelos direitos dos cidadãos mais pobres de Santa Catarina.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...