Como criar micro e pequenas empresas internacionais

Apesar de existirem oportunidades, ainda é baixo o número de micro e pequenas empresas que investem na internacionalização dos seus negócios.

Nos últimos anos esse percentual tem aumentado, mas muitos empresários ainda acreditam que apenas multinacionais e grandes empresas têm a capacidade de explorar novos territórios e expandir suas fronteiras. O Sebrae/SC tem se mobilizado e mostrado que é possível fazer diferente.

Com a Gerência de Internacionalização, buscamos promover a internacionalização das MPEs, mostrando que o comércio exterior pode ser realidade para os pequenos negócios. Mas como uma empresa pode se tornar internacional? A principal resposta para isso é estar informado sobre os processos.

Com as ações e eventos que temos realizado para promover a internacionalização, como o Programa Go To Market, cada vez mais as empresas descobrem os benefícios da ampliação internacional de suas operações e a relação direta com ganhos de competitividade e aumento dos seus negócios no exterior, além de ficarem por dentro de todas as informações burocráticas.

Entre as principais vantagens de uma empresa se internacionalizar, está o ganho de novos mercados, a diminuição de custos, a melhoria de processos e a criação de uma marca global.

O Brasil se consolida cada vez mais como um país atraente para investimentos internacionais, sendo considerado a 9ª maior economia mundial e a maior da América Latina.

Já o nosso Estado, possui uma economia variada, com mão de obra produtiva e qualificada, sendo referência em empreendedorismo, inovação e tecnologia.

Além disso, é considerado o 3° maior estado exportador do Brasil, com expertise no mercado agropecuário como aves, porco e soja. Apesar de apenas 11 países absorverem 70% dos produtos catarinenses, o Estado possui um mercado comprador capilarizado, com 239 países, considerando os últimos 20 anos, sendo 198 países apenas em 2020.

Esses números colaboram para que as micro e pequenas empresas catarinenses percebam que também podem se tornar globais, abrindo novas portas para o seu negócio e usando a internacionalização em favor da rentabilidade e competitividade da sua empresa.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...

Artigo

​A infraestrutura é aliada incondicional do desenvolvimento econômico e social. A afirmação é irrefu ...