Contextualizando a Terra, a Covid-19 e os humanos

Como uma espécie de consciência reflexiva ou da inconsciência dos interesses, pela via da dor, a Covid-19 além da doença, veio para sacudir responsabilidades.

Raça, posição social, religião, situação política e de poder econômico tornaram os humanos iguais em riscos. A Covid-19 veio para alertar sobre o orgulho, a vaidade, a ambição e o egocentrismo de poucos em relação a muitos.

Também veio para estimular o conhecimento, a pesquisa, valorizar a humildade, estimular a fraternidade , o altruísmo, a empatia – o amor ao próximo.

Veio para mostrar o valor da natureza e do respeito às leis naturais que regem nosso corpo, a mente e o meio ambiente. Se não entendermos isto além desta, teremos pandemias mais sérias. Tudo em nós e no meio que nos rodeia está em movimento. Tudo passa dando chance a um novo aprendizado.

A Terra é um pequeno grão de areia no espaço cósmico e movimenta-se em torno do seu eixo a 1600 km/h e completa a volta a cada 24h. Em um ano faz a viagem ao redor do sol, a 107 mil km/h. Nosso sistema solar viaja a 800 mil km/h expandindo-se no espaço. Com uma superfície de 550 milhões de km2; 70% é coberta pela água e 30% pela terra . Nós habitaríamos 6% da Terra se ficássemos juntos (7,7 bilhões de pessoas).

Sobre cada um de nós, a Covid-19 e a vida na terra: o vírus é 800 vezes mais fino do que um fio de cabelo. Uma gota na tosse, espirro ou saliva pode conter milhares de partículas virais. Para não contaminar, uma pessoa doente, deve manter um distanciamento físico da outra de dois metros.

A mão é um importante vetor de contaminação pelo vírus através das mucosas dos olhos, nariz e boca. O coronavírus tem uma camada externa de gordura, sendo sensível ao álcool em gel, sabões e detergentes. Existe cerca de um trilhão de bactérias no corpo humano vivendo em equilíbrio e ajudando no seu funcionamento.

Apenas 43% do corpo é composto por células humanas e a parte restante por bactérias, vírus, fungos e outros micro-organismos. O coronavírus, este ser ínfimo, mostrou-se capaz de impedir que continuemos viajando juntos na nave Terra e que manifestemos toda nossa capacidade de amar, se não nos protegermos ou nos protegerem, e não aprendermos com as dores das perdas, se não entendermos a importância das atitudes que assegurem o processo evolutivo saudável na busca da felicidade (para todos).

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...