Educação para o Futuro

Como mudar o futuro de uma geração? Sem dúvidas, a educação é o caminho para viabilizarmos um ciclo sustentável de desenvolvimento econômico ao longo dos próximos anos garantindo um futuro de oportunidades para toda a cidade.

A partir desta visão do prefeito Orvino Coelho de Ávila iniciamos um movimento que pretende transformar a realidade de jovens moradores de São José.

O “Movimento Geração do Futuro” foi concebido em parceria com a Acate, Fiesc, Senai e a participação de empresas madrinhas que irão auxiliar na identificação e desenvolvimento de competências para uma nova economia global, cujas mudanças foram aceleradas por conta da pandemia.

Nos inspiramos em experiências bem sucedidas de países como Coreia do Sul e Finlândia, mas também em iniciativas locais. Compatibilizamos essas referências com a realidade do século XXI em que as crianças e os jovens têm acesso diário a enormes quantidades de informação e um dos grandes desafios passa a ser capacitá-los para transformar isso em conhecimento.

É isso que nos motiva a lançar esse movimento que tem como objetivo não só garantir que empresas intensivas em inovação encontrem solo fértil para se instalar em São José, mas que o cidadão josefense possa trabalhar em qualquer gigante do setor de tecnologia do Brasil e do mundo, gerando oportunidade e renda na cidade.

A ação, pioneira em Santa Catarina e até mesmo no país, atenderá a uma necessidade urgente do Brasil e do mundo. Vagas existem, faltam habilidades e competências para os candidatos preencherem.

Estamos no meio de uma ruptura de gerações. Grande parte das profissões dos próximos cinco anos nem existe ainda e o poder público precisa oportunizar uma formação condizente com essa realidade.

A perspectiva é de que as aulas iniciem no segundo semestre deste ano, com turmas desde o primeiro ano do ensino fundamental, aproveitando o contraturno escolar e que o programa atenda, já em 2021, mais de 500 crianças e jovens, com uma estimativa de mais de 3.000 participantes em quatro anos.

É como fala o prefeito Orvino: “Nós acreditamos que a educação, aliada à tecnologia, pode sim transformar o futuro de São José. E este será talvez o nosso grande legado”.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...