Eleição: democracia e participação

Em um ano assolado por crise sanitária mundial, assunto que tem permeado a vida de todos em todas as esferas, impossível não situar o processo eleitoral nesse contexto.

Os pleitos municipais são a mais direta e concreta forma de organização política da Sociedade. É a partir da base municipal, onde o cidadão tem a condição real de participar do processo, que verdadeiramente é construída a Nação. E a participação de todos, em todas as fases do processo, é importantíssima, mas é por meio do voto consciente que essa participação é concretizada.

Por mais paradoxal que pareça, eleição não permite incerteza. Vou além: eleição municipal exige certeza.

E aqui faço uma nota: sim, precisamos ter consciência de que detemos esse poder. E, sim, na linha dos paradoxos, a escolha de prefeitos e vereadores – por meio do sagrado direito do voto – é mais do que um poder-dever, é um ato de responsabilidade. Se o “poder-dever” parece algo distante, a “responsabilidade” é próxima, arraigada em nossos íntimos valores no dia a dia da vida.

Conhecer os candidatos e suas propostas, envolver-se de forma construtiva expondo os anseios e as opiniões, e, ao final, sufragar o que melhor representa e atende à Sociedade, é essencial – essencial que torna realidade por meio do voto.

Não há consenso, é óbvio, mas assim é a Democracia: cada eleitor, um voto; o candidato mais sufragado, eleito; o eleito, representante de todos – por 4 anos, gerindo os destinos do Município, cuidando dos nossos destinos.

Caro concidadão Catarinense: escolha com rigor quem, na sua visão, melhor nos representará na Prefeitura e na Câmara de Vereados, e, depois, acompanhe e clame por um trabalho sério e focado no bem comum.

Concluo dirigindo-me a um grupo distinto de eleitores: os maiores de 60 anos. Sigam dando exemplo às novas gerações, em especial aos mais jovens, que têm relutado em se alistar e a compartilhar da grande responsabilidade de moldar os destinos da Sociedade. Conclamo-os a comparecer e a compartilhar sua larga experiência.

Agradecido, tenhamos todos uma ótima eleição.

+

Artigos