Empreendedorismo Tecnológico

Conhecida como o “Vale do Silício na América do Sul”, a Capital catarinense tem potencial como polo tecnológico para alavancar startups e transformar boas ideias em grandes negócios de renome nacional e internacional.

O município de Florianópolis possui uma das mais modernas Leis de Incentivo a Inovação do país. A Lei municipal nº 432, de 7 de maio de 2012 prevê mecanismos de financiamentos de projetos que proporcionam a criação de empresas de sucesso.

A CDL de Florianópolis é gestora do Arranjo Promotor de Inovação – API de Economia Criativa, e está inserida neste ecossistema com o espaço CDL Tech para conectar ideias e potencializar projetos que contribuam com desenvolvimento de startups, por meio do programa de incentivo a inovação.

O espaço CDL Tech foi criado para apoiar empreendedores disponibilizando um espaço inovador para coworking, eventos e capacitação para startups.

Com o foco em inovação, a CDL de Florianópolis está à frente deste API desde o início de 2020 e a comissão já recebeu 24 projetos, sendo que 13 aprovados e enviados a Prefeitura Municipal de Florianópolis para serem chancelados pelo comitê gestor. Os projetos não aprovados receberam sugestões de melhorias para sua viabilidade.

Cada projeto pode captar até 180 mil reais dos patrocinadores que podem alocar até 20% de ISS e IPTU para viabilizar as ideias que mais agregam interesse. A comissão do API abre três oportunidades por ano, sendo uma no mês de março, junho e setembro para os florianopolitanos exporem seus projetos.

No último ano, devido a pandemia causada pelo novo Coranavírus, os setores tradicionais do mercado tecnológico passam por uma profunda disrupção nos modelos de negócios. Muitas vezes os startupeiros possuem ideias simples, mas que geram experiências impactantes e estão à espera de investidores para viabilizar a execução dos projetos.

Com o API, a CDL de Florianópolis propaga conexões entre empreendedores, motiva os empresários a saírem da zona de conforto e incentiva mudanças que podem ser realizadas com pequenas intervenções.

A tecnologia e a inovação trazem praticidade para o nosso dia a dia e em poucos instantes tudo se conecta e se torna acessível. É o empreendedorismo tecnológico inovando para facilitar a vida das pessoas e ampliar os negócios.

+

Artigos

Artigo

Os estudiosos do pensamento dos imortais buscam o aval da ciência em suas observações, apesar de sab ...

Artigo

Santa Catarina cresce acima da média nacional, impulsionada por uma indústria que é referencia e pel ...