Energia inteligente e renovável

Um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) é “assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.” A matriz elétrica brasileira é bom um exemplo: temos aproximadamente 79% de fontes renováveis.

Somos a Nação do Sol, dos bons ventos e da biomassa. Na Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, os carros elétricos serão dependentes da energia elétrica de alta confiabilidade. Cabe ao governo incentivar o uso de fontes renováveis, tornando-as mais competitivas, e não transformá-las apenas em coletoras de encargos e tributos.

Já o petróleo e o carvão continuarão na matriz energética, porém com menos intensidade, até 2050. O gás natural, considerado também fóssil, será uma fonte de transição por emitir menos CO2 em relação às demais fontes do gênero. A nova Lei do Gás quebra o monopólio da Petrobras no transporte do produto. O objetivo é baratear o insumo, que tem como maiores consumidores a indústria e os geradores de energia elétrica.

No agronegócio catarinense, por exemplo, um mix de cogeração entre gás e energia solar seria uma opção mais barata, com colocação do excedente na rede da concessionária local. Na agricultura familiar, as redes monofásicas de energia deveriam dar lugar às trifásicas, para favorecer o aumento da produtividade e as inovações dos equipamentos.

E não apenas no campo a energia fará diferença. Após a pandemia, a energia distribuída (solar) terá seu lugar com a pulverização das estações de trabalho urbanas (home office). A infraestrutura deverá se adaptar.

Em Santa Catarina, é primordial que nossas subestações estejam localizadas junto aos centros de carga no interior, as saídas com cabos protegidos na média tensão e isolados na baixa tensão. Em resumo, o importante é investir na sustentabilidade da produção, na eficiência energética e na segurança da distribuição. Assim teremos o combustível para acelerar o passo quando a economia retomar suas atividades com força total.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...