Exemplos a seguir

Ao contrário do que dizem alguns professores e a própria reitoria UFSC, exemplos não faltam de universidades que superam as dificuldades para oferecer aulas remotas aos seus estudantes. A Udesc já se organizou e deve iniciar as aulas remotas ainda este mês, com o apoio do Floripa Sustentável.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul aderiu ao EAD para substituir aulas presenciais e hoje mais de 50% dos cursos de graduação estão funcionando. A Universidade Federal do Paraná chegou a criar o programa especial Saberes Online na Pandemia, que já se transformou em referência e poderia ser adotado aqui.

A Universidade Federal do Mato Grosso está com aulas não presenciais há um mês. No Espírito Santo, o Instituto Federal inovou com a Tecnologia do Desktop Remoto, outra referência para inspirar nossa universidade.

No mundo todo e no Brasil, os casos se multiplicam. Se o MEC já deliberou sobre atividades a distância em todos os níveis de ensino, se outras instituições mostram que tem solução, se o Floripa Sustentável já se colocou à disposição para buscar ajuda aos alunos quem não têm acesso a equipamento e tecnologia, fica cada vez mais difícil justificar tamanha demora da UFSC.

Quem largou na frente, como a Unicamp e UFPR, terá uma grande vantagem sobre quem, como a UFSC, patina em meio a uma burocracia impensável em meio à urgência destes tempos de pandemia. Ninguém quer perda de qualidade no ensino, tampouco excluir pessoas do acesso à educação.

O que queremos é atitude, disposição de inovar e de, inclusive, utilizar o imenso potencial da própria universidade, que está subutilizado na busca por soluções para esta nova situação. De nossa parte, queremos e vamos colaborar, como temos feito por meio das diversas campanhas que realizamos em apoio às pessoas que mais precisam e na defesa de uma cidade melhor para todos.

Mas se não houver reciprocidade e ação concreta, vamos sim continuar nossa crítica construtiva. Justamente por sermos a favor da UFSC, por reconhecermos sua importância para o presente e para o futuro de Santa Catarina, é que queremos uma instituição mais ativa e criativa, à altura de sua história.

+

Artigos

Artigo

Os estudiosos do pensamento dos imortais buscam o aval da ciência em suas observações, apesar de sab ...

Artigo

Santa Catarina cresce acima da média nacional, impulsionada por uma indústria que é referencia e pel ...