Fé digital: celebrações virtuais em homenagem ao Senhor Jesus dos Passos

Adequações a parte, mas a tradição deve ser mantida… e nestes novos tempos de pandemia as missas, bençãos e todos os eventos religiosos, devem ser preservados. Vivemos um momento onde um vírus invisível aos olhos está unindo, ainda mais, todos os credos e religiões.

A maior expressão de fé dos católicos, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, em sua edição de número 255, será realizada, com o objetivo de continuar mobilizando uma multidão, de forma remota e virtual.

Usando de tecnologia, as celebrações serão todas virtuais, divididas em cinco dias intensos e com transmissões ao vivo, pelo canal do youtube da Irmandade Senhor dos Passos, bem como pelo facebook, para manter viva essa que é a maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina.

Datada de 1.766, após três tentativas fracassadas de levar de volta a imagem a cidade gaúcha de Rio Grande – os barcos retornaram por fortes tempestades em alto mar – e assim acreditam os fiéis, que a escultura deveria ficar na Ilha. Desde então, em mais de 250 anos de história, apenas uma vez a celebração não foi realizada, justamente em 2020, quando se deu o início da pandemia e agora retorna de forma virtual.

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do calvário. Em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo.

A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos e no rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que lhe foi atribuída por ser “rei dos judeus”.

A Procissão do Senhor Jesus dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, desde 2006, conforme Decreto n° 2.504 e, também, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Enquanto enfrentamos um dos maiores desafios da humanidade, a pandemia, está cada vez mais premente a necessidade da fé e da devoção ao nosso Senhor Jesus dos Passos, para que todos juntos possamos em oração alcançar saúde e bem estar, para nossos familiares e todo o mundo.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...

Artigo

​A infraestrutura é aliada incondicional do desenvolvimento econômico e social. A afirmação é irrefu ...