Florianópolis, Floripa…

Santa Catarina tem sua história de lutas e conquistas! Em 1894 Manoel da Gama Lobo d´Eça (Barão do Batovi) uniu-se ao Almirante Mena Barreto e aqui instalaram a reação Maragato monarquista contra a república e não contra Floriano Peixoto.

Este movimento foi suplantado sob comando de Floriano que ordenou a execução de 182 líderes, sociais, comerciais, militares e intelectuais, sem qualquer julgamento, sendo a Fortaleza do Anhatomirim o palco do maior assassinato de influentes na história do Brasil.

Pessoas locais à época na busca de posição, além de terem delatado os fuzilados, batizaram a cidade com o nome de seu maior carrasco. Nossa Senhora do Desterro, cidade hospitaleira nada tinha a ver com local de desterrados. Faço este preambulo para dizer que o nome da cidade em homenagem a este facínora, nunca agradou aos sobreviventes não coniventes com aquele momento.

Amargurando este nome vergonhoso, mas, de braços abertos assistimos movimentos de desqualificação histórica da nossa cidade.

Primeiro o achincalhante apelido de FLORIPA, nada significa além de apelido de mau gosto induzindo a modificações de dados históricos mantidos pela tradição oral de famílias.

Hercílio Luz foi um dos grandes estadistas e progressistas que o estado teve. Viabilizar a construção da ponte, símbolo da cidade que leva seu nome que em razão do mal estado de saúde fez a inauguração simbólica em uma maquete na praça XV de Novembro e ao final não viu a sua inauguração.

Após a construção do antigo aeroporto foi ele, por mérito e história, novamente lembrado, dando seu nome para o aeroporto Hercílio Luz.

Agora para fender e alterar nossa história e valores, se faz um contrato com estrangeiros, seguramente sem participação manesinha que pecam duas vezes.

Primeiro ao usar o nome de “FLORIPA”, nome que nada tem a ver conosco e o segundo com “AIRPORT” de língua estrangeira alheia ao nosso português, tão vilipendiado por estas opções abusadas regidas por falta de inspiração e cultura. Nosso nome nada tem a ver com flor como pensam lideres aqui chegados. Floripa nada significa além da deturpação do fatídico nome de Florianópolis.

Alguns que buscaram a ilha, para ser o seu paraíso, aqui chegados querem transformar Florianópolis naquilo que por falta de amor abandonaram.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...