Floripa Mais Empregos

O que vivemos nos últimos dez meses não foi previsto nem imaginado, assim como as consequências que agora experimentamos. A pandemia global de Covid-19 que marcou 2020 impôs a todos medidas duras, com o objetivo fundamental de preservar vidas.

Em meio ao ineditismo da situação, a cidade de Florianópolis saiu na frente e foi destaque nacional positivo com ações pioneiras no controle e prevenção da Covid-19, o que nos manteve com a menor letalidade entre as capitais brasileiras. Mas, assim como no mundo todo, estamos sofrendo com os impactos da pandemia.

Mesmo com a retomada da atividade econômica, muitos postos de trabalho foram perdidos, entre empregos formais, pequenos negócios e serviços temporários. O resultado dessa realidade em famílias que ficaram sem renda é severo e precisa de atitudes imediatas.

Sem emprego e renda, cresce a procura pelos serviços públicos, cresce a violência, diminui o consumo. O desenvolvimento econômico é afetado e o social é massacrado. Por isso, o momento é de exercitar o espírito público, fortalecer as ações de assistência social e unir Prefeitura, Câmara Municipal, empresas, entidades representativas e terceiro setor. Se o poder público não pode resolver todos os problemas sozinho, pode ser um importante indutor de soluções.

Foi com esse propósito que o prefeito Gean Loureiro lançou, no primeiro dia útil de 2021, o Floripa Mais Empregos, um plano de ações para a criação de novas oportunidades de trabalho e a retomada econômica na cidade.

O foco do plano é capacitar pessoas e desenvolver nelas algumas habilidades essenciais para os setores mais carentes de mão de obra; preparar quem quer trabalhar e fazer a ponte com quem precisa desses profissionais. O sucesso dessa iniciativa está atrelado ao esforço coletivo e as primeiras reuniões mostram que estamos nesse caminho.

Florianópolis é berço de soluções tecnológicas exportadas para o mundo todo. É um destino turístico cobiçado internacionalmente. Unir as pontas e incorporar essas vocações no cotidiano de quem mora aqui também é o nosso desafio. Empreender e viver em Florianópolis é o sonho de muitos.

Para os que já realizaram, é uma oportunidade de retribuir à cidade e contribuir no combate à crise. Temos potencial, temos vontade e temos condições de fazer a diferença na vida de muitas pessoas. O retorno será para todos.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...

Artigo

​A infraestrutura é aliada incondicional do desenvolvimento econômico e social. A afirmação é irrefu ...