Hidrologia da Amazônia e chuvas em SC

A bacia Amazônica possui a maior área de drenagem e descarga fluvial do mundo. Além disso, é uma importante fonte de umidade para as chuvas em outras regiões da América do Sul, incluindo aí o Estado de Santa Catarina. A relação hidrológica entre a Amazônia e Santa Catarina possui, resumidamente, dois aspectos sazonais.

Durante o verão grande quantidade de umidade é transportada do Atlântico Norte para dentro da bacia Amazônica. Posteriormente, os fluxos atmosféricos se chocam com a Cordilheira dos Andes e são redirecionados para as regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Este padrão de circulação atmosférica desencadeia grande volume de precipitação sobre a maior parte da América do Sul. Na bacia Amazônica, parte da água da chuva é interceptada pela copa das árvores e retorna para a atmosfera por evaporação, sendo transportada a favor do vento e precipitando novamente ao longo do seu percurso até outras regiões. Já a outra parte da água precipitada escoa pelos galhos e troncos das árvores, abastecendo os solos e sustentando a transpiração das plantas e a vazão dos rios.

Por outro lado, a mudança no padrão de circulação atmosférica no inverno favorece a entrada de fluxos de umidade do Atlântico Sul sobre a porção norte da bacia Amazônica, resultando em um período de reduzidas precipitações sobre a porção sul desta bacia. Consequentemente, a redução da cobertura de nuvens favorece a incidência de radiação solar sobre a floresta, estimulando a transpiração das árvores.

Esta transpiração é sustentada pela interação entre as raízes e o armazenamento de água nos solos proveniente das chuvas de verão. Ao mesmo tempo, fortes ventos em baixos níveis da atmosfera transportam parte desta evapotranspiração para a Região Sul do Brasil.

Esta evapotranspiração contribui com aproximadamente 1/4 da precipitação anual sobre o Estado de Santa Catarina a oeste da Serra Geral, onde as atividades econômicas dependem fortemente da disponibilidade hídrica. Desta forma, fica evidente a importância do serviço ambiental de ciclagem de água prestado pela Amazônia para o Estado de Santa Catarina.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

+ Artigos