Ideias para virar o jogo

Como será o amanhã? O que estamos vivendo não foi previsto e mudou muitos planos, mas lamentar não melhorará a situação. Precisamos agir agora para o que ainda virá. Muitos já sentem na pele e no estômago as consequências dessa crise sanitária, econômica e social trazida pela pandemia da Covid-19.

O que podemos fazer é fazer o que podemos! Tenho conversado com empresários de todo o país em busca de ideias práticas para minimizar a crise não apenas dentro, mas fora das empresas. Nós, empreendedores, temos uma responsabilidade maior.

Além da nossa própria família, outras tantas dependem da nossa capacidade de gerar emprego e renda. Não podemos nos limitar a recuperar as perdas de nossas empresas. Se o argumento não for financeiramente convincente, basta lembrar que famílias sem renda não consumirão nossos produtos e serviços.

O momento exige muito mais. Em conjunto com especialistas de diferentes segmentos, estamos discutindo soluções práticas, inteligentes e rápidas para impulsionar esse movimento de recuperação e retomada. Em uma série de vídeos, vamos compartilhar essas iniciativas com quem quiser ajudar e ser ajudado. Só tem um jeito de sairmos dessa: todos juntos, agora.

Na nossa empresa de tecnologia, vamos direcionar produtos de comunicação para um serviço gratuito de aconselhamento profissional. Produtos similares serão utilizados para criar uma central de doações àqueles que querem ajudar e não sabem como ou para quem.

O poder público tem um papel fundamental nessa hora, mas não podemos deixar tudo nas costas do governo e aguardar passivamente. Se as grandes empresas direcionarem parte da sua expertise para ajudar, conseguiremos minimizar muitas mazelas.

A melhor ideia não é a minha nem a sua, mas aquela que construiremos juntos. Cada empreendedor, quando começou seu negócio, tinha um sonho. Empreender significa decidir realizar. É uma travessia arriscada. Mas depois que estamos no mar revolto, as alternativas são vencer a tempestade ou afundar. De uma forma ou de outra, levaremos quem estiver no nosso barco. Tudo isso vai passar e será mais rápido se remarmos juntos.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...