Inovação nos trabalhos do Poder Legislativo

Ao longo dos tempos, a tecnologia vem auxiliando a sociedade a realizar saltos de desenvolvimento em diversas atividades. A tecnologia encurtou distâncias, expandiu o tempo e reduziu a necessidade de espaço. São metáforas, claro, mas é a sensação que a tecnologia traz no dia a dia da humanidade.

Em poucos anos, sua evolução cada vez mais rápida permitiu concentrar em um único objeto o que antes exigia dezenas de máquinas para o envio de imagens, vídeos ou documentos, hoje em poucos segundos. Vivenciamos uma nova situação com o surgimento de um vírus, ainda sem cura no horizonte de curto prazo.

Por orientação médica e científica, a população recolheu-se em casa, enquanto gestores públicos buscavam informações para a tomada de suas decisões de prevenção e combate à disseminação do vírus. Como reunir-se de modo seguro durante o isolamento social? A tecnologia mais uma vez trouxe solução, uma mudança que deve virar tendência mundial nos próximos anos.

A Câmara Municipal de Florianópolis (CMF) foi o primeiro Poder Legislativo Municipal do Estado a aprovar e introduzir em seu regimento interno a sessão plenária remota, permitindo com que os projetos de prevenção e combate ao covid-19 pudessem serem protocolados e aprovados, em um modelo de videoconferência participativa com todos 23 vereadores.

Foi por meio da tecnologia que as mais importantes decisões foram tomadas. Também de maneira vanguardista, aprovamos resolução permitindo a realização das reuniões de comissões, buscando permitir que as matérias possam tramitar e serem relatadas visando constatar sua legalidade antes de apreciação pelo pleno. Realizamos também a primeira Audiência Pública 100% online da história da CMF, para discutir a LDO de 2021.

Nossa missão foi manter o trabalho que já era realizado pela Câmara, mesmo na situação difícil que a cidade, o país e o mundo enfrentam. A inovação vem auxiliando os trabalhos legislativos e permitindo darmos as respostas necessárias que a população requer. É momento de união, da soma de esforços, para que juntos, possamos sair mais rapidamente fortalecidos dessa crise.

Mais Opiniões Artigos

Artigo

A prisão do jornalista Oswaldo Eustáquio é a coisa mais bizarra e autoritária desde a famigerada “redemocratização”. Seu […]

Artigo

Muitos catarinenses culpam a política pelos problemas pelos quais passamos. Isto não é verdade absoluta porque a política […]

Artigo

O governo do Estado publicou decreto que regulamenta as medidas de isolamento contra a pandemia do coronavírus. Segundo […]

Artigo

O Brasil é nossa casa. E esta casa está com o telhado avariado. Não pensamos em consertá-lo, a […]

Artigo

A construção de estruturas econômicas nas mais diversas nações sempre contou com intervenções estatais, como bem destacou o […]