Julho Verde: prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

Há certas coisas que só aprendemos sentindo as consequências na pele! E aí, a prevenção e os cuidados em termos uma vida saudável são muito importantes.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os cânceres de cabeça e pescoço ocupam o terceiro lugar no ranking, com 7% dos 700 mil novos casos de câncer anuais. São cerca de 40 mil novos casos de tumores originados em regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais.

Organizada pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) com o slogan “Autocuidado é sobreViver”, a campanha Julho Verde institui julho como o Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, e o dia 27 de julho, como Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.

O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade e alertar sobre os males da doença, contribuir para que os pacientes tenham acesso à informação e a um tratamento integral, sendo reabilitados e incluídos com seus direitos na sociedade.

A inclusão da campanha no calendário nacional também contribui para que um grande número de pessoas se atente aos principais fatores de risco para estes tumores: o consumo de tabaco e álcool, má higiene bucal, infecção viral pelo vírus do papiloma humano (HPV), exposição excessiva ao sol, exposição durante o trabalho à poeira de madeira, poeira de têxteis, pó de níquel, colas, agrotóxicos, amianto, sílica, benzeno e muitos outros produtos radioativos.

Por isso, é importante procurar um médico ou dentista, caso sejam identificados um ou mais sintomas e sinais com duração de duas semanas ou mais, tais como: feridas na boca que não cicatrizam, mudança na voz ou rouquidão, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na região bucal, dificuldade para mastigar ou engolir e irritação ou dor na garganta prolongada e perda de peso sem motivo aparente.

Para não sentir as consequências na própria pele e evitar tratamentos mais extensivos como cirurgias, radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia, a ACBG Brasil trabalha para que a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço de 2022 alcance todo o país, abordando a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e também a reabilitação. Informe-se, acesse o site da ACBG Brasil, veja como participar do Julho Verde 2022.

+

Artigos

Artigo

Em maio deste ano, 59 municípios de Santa Catarina enfrentaram uma epidemia de dengue - e, até julho ...