Liderança feminina

Neste Dia Internacional da Mulher, após duas décadas completas do século 21, reconhecer a influência das mulheres nas grandes transformações mundiais nos leva, também, a refletir sobre as desigualdades e barreiras que ainda têm de enfrentar e superar.

A OAB Santa Catarina vem avançando em direção à igualdade e – se ainda não a alcançamos – podemos afirmar que nesta gestão chegamos a uma relação historicamente mais justa e marcada pelo ineditismo: pela primeira vez, a instituição teve uma mulher na presidência; também pela primeira vez, 17 das 49 Subseções são presididas por mulheres; pela segunda vez, em 70 anos, uma advogada preside a Caixa de Assistência dos Advogados.

E ainda temos uma voz feminina representando a advocacia no Conselho Nacional do Ministério Público. Os números mostram que a nova geração da advocacia é feminina e que, em breve, as jovens advogadas serão a maioria: dos 3511 profissionais que passaram a integrar a OAB/SC em 2019, 58% são mulheres.

Já temos, hoje, 30% de representatividade feminina nos cargos de direção na OAB catarinense e estamos trabalhando permanentemente no caminho da conscientização que leve ao fim do abismo que separa, de modo injusto, a mulher e o poder. A atuação feminina – estão aí notícias a comprovar – torna a gestão mais democrática, mais criativa e mais inovadora. A OAB/SC acredita nesta ideia e valoriza este caminho.

Importantes conquistas obtidas em 2019 pela Seccional trazem digitais das advogadas catarinenses que, em pé de igualdade, opinaram e lutaram para sua obtenção. Assim é em nossa gestão: vivemos uma significativa mudança de paradigma, ultrapassando a barreira numérica, buscando a verdadeira transformação de espaços de decisão e de poder pela atuação das mulheres.
Neste ano as mulheres comemoram 88 anos do voto feminino no Brasil. Também a OAB/SC completa 88 anos em 2020.

Acreditamos que, mais do que uma feliz coincidência, é um fator a mais para motivar nossa caminhada com destino à igualdade entre homens e mulheres, e, especialmente, entre advogadas e advogados, pois desempenham igual papel nas conquistas sociais e democráticas.

Mais Opiniões Artigos

Artigo

De repente, sem aviso nem informação, o cidadão comum – aquele não tem acesso a revistas semanais e […]

Artigo

A pandemia do novo coronavírus colocou o mundo em xeque. A forma como as pessoas se relacionam entre […]

Artigo

Vivemos tempos difíceis. Todos, sem exceção, serão atingidos pelas consequências desta pandemia global sobre a qual pouco se […]

Artigo

Os governos municipais e estadual têm se destacado nos Planos de Contingência para enfrentamento do COVID-19. Passado o […]

Artigo

O país e o mundo vivem um momento sem precedentes, comparável  a uma guerra, que precisamos vencer todos […]