Mãe é amor

Ao nascermos, Deus nos propicia o encontro com nosso primeiro anjo, nosso primeiro espelho: nossa mãe. Deste encontro, nasce uma parceria inigualável, com laços resistentes, resilientes e uma cumplicidade a toda prova. Nossa relação umbilical é para sempre, selando uma dependência fraterna.

Tudo isso porque amor de mãe é incondicional, não tem limites, não tem restrições, não tem comparação. “Tudo aquilo o que sou e espero ser devo ao anjo que foi minha mãe”, nos diz Abraham Lincoln, ex-presidente norte-americano e um dos líderes políticos mais expressivos do seu tempo.

A figura da mãe é a expressão mais sublime do amor, da coragem e da doação. É como uma extensão das mãos do Criador na Terra. Nossos primeiros passos, primeiras palavras, gestos e incentivo à educação foram conduzidos por nossa mãe. Sempre víamos as coisas de cima porque seu colo nos elevava. Quando até mesmo doentes, nossas mães faziam-se de fortes para nos acariciar, dando-nos uma lição de vida.

Bendita sois vós entre as mulheres. Falamos da mãe Maria, a que mais sofreu por um filho. Sua dor e sua nobreza de espírito não puderam impedir o sofrimento do puro e inocente Jesus. Mesmo assim, suportou com ele até o último suspiro, numa complacência da qual só uma mãe é capaz.

Hoje, ainda temos muitas “Marias” pelo mundo, sofrendo de todas as maneiras por seus filhos, não importa de onde venham, e nem quem sejam seus filhos – o amor incondicional é o mesmo. No coração de uma mãe, há espaço para seus filhos e os filhos dos seus filhos, numa frente contínua de proteção e amparo para todos à sua volta.

Mãe é um ser especial, dotado de sabedoria e ternura. É ela que tem a receita do melhor bolo, o chá certo para nossa cura, o abraço mais seguro, o afeto mais sincero e o colo mais aconchegante. Nossas mães sempre continuam por perto, mesmo com os filhos já adultos, numa vigilância sutil e permanente. Para aquelas que partiram ao paraíso celestial, nossas orações. Para as do nosso convívio, muita compreensão e amor.

Não esperemos o segundo domingo de maio para demonstrar o quanto a mãe é especial. Façamos com que ela tenha certeza disso a todo o tempo: em qualquer dia, em qualquer hora, de qualquer maneira. Isso é o mínimo para quem merece o máximo e que nos coloca sempre no primeiro lugar do pódio.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...

Artigo

​A infraestrutura é aliada incondicional do desenvolvimento econômico e social. A afirmação é irrefu ...