Maio Roxo

Com o objetivo de conscien­tizar a população e incenti­var o diagnóstico precoce das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), o Grupo de Estudos da Doen­ça Inflamatória do Brasil (GEDIIB), juntamente com clínicas e outras entidades e centros de estudos que se dedicam ao aparelho digestivo, realizam o Maio Roxo.

As Doenças Inflamatórias Intesti­nais, principalmente a Retocoli­te Ulcerativa e a Doença de Crohn, afetam significativamente a qua­lidade de vida dos pacientes, in­cluindo a convivência familiar e so­cial, desenvolvimento profissional e até mesmo a vida sexual.

Isso porque pessoas com este diag­nóstico podem ter complicações como fístulas e outros tipos de le­sões que não afetam somente o in­testino, mas também problemas oculares, articulares, pele, boca, vias biliares, fígado e dificuldades na manutenção do peso.

A origem destas enfermidades, que atinge tanto homens quanto mu­lheres em sua maioria no pico da juventude, por volta dos 30 anos, não está completamente esclareci­da. Fatores genéticos e ambientais como a modificação das bactérias luminais e o aumento da permeabi­lidade intestinal, podem justificar a má regulação da imunidade do in­testino.

Em muitos casos, o diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais é arrastado pelo desconhecimento de suas principais manifestações clínicas. Exames complementares auxiliam o médico no diagnósti­co e cada paciente será orientado de acordo com o seu quadro clíni­co, não estando descartada a pos­sibilidade de cirurgia. No entanto o paciente precisa estar atento aos sinais e assim que observar algo de errado procurar um especialista.

É grande o desafio em tratar sobre o assunto com a sociedade, tendo em vista o pudor que há em falar sobre o tema. Precisamos alertar à popu­lação que quanto antes diagnos­ticadas as inflamações intestinais, mais chances de evitar os transtor­nos causados pelo desenvolvimen­to destas doenças, que apesar do avanço nos tratamentos, não têm cura. A avaliação de um especialista pode fazer a diferença!

Mais Opiniões Artigos

Artigo

O século 21 vai exigir mudanças radicais nos processos de fa­bricação de produtos e servi­ços. A transformação digital […]

Artigo

A expressão “não existe almoço grátis” aparece cada vez mais nas discussões sobre orça­mento público no Brasil. A […]

Artigo

Florianópolis é mundialmente reconhecida pelas suas belezas naturais e pela sua gastrono­mia. Em 2014, tornou-se a primei­ra cidade […]

Artigo

Já compartilhei em outras publicações sobre a decisão de fazer um inter­câmbio, os medos envolvidos, as difi­culdades e […]

Artigo

A avicultura industrial brasileira nas­ceu em território barriga-verde e conquistou o mundo, é sinônimo de eficiência e qualidade […]