Maio Roxo

Com o objetivo de conscien­tizar a população e incenti­var o diagnóstico precoce das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), o Grupo de Estudos da Doen­ça Inflamatória do Brasil (GEDIIB), juntamente com clínicas e outras entidades e centros de estudos que se dedicam ao aparelho digestivo, realizam o Maio Roxo.

As Doenças Inflamatórias Intesti­nais, principalmente a Retocoli­te Ulcerativa e a Doença de Crohn, afetam significativamente a qua­lidade de vida dos pacientes, in­cluindo a convivência familiar e so­cial, desenvolvimento profissional e até mesmo a vida sexual.

Isso porque pessoas com este diag­nóstico podem ter complicações como fístulas e outros tipos de le­sões que não afetam somente o in­testino, mas também problemas oculares, articulares, pele, boca, vias biliares, fígado e dificuldades na manutenção do peso.

A origem destas enfermidades, que atinge tanto homens quanto mu­lheres em sua maioria no pico da juventude, por volta dos 30 anos, não está completamente esclareci­da. Fatores genéticos e ambientais como a modificação das bactérias luminais e o aumento da permeabi­lidade intestinal, podem justificar a má regulação da imunidade do in­testino.

Em muitos casos, o diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais é arrastado pelo desconhecimento de suas principais manifestações clínicas. Exames complementares auxiliam o médico no diagnósti­co e cada paciente será orientado de acordo com o seu quadro clíni­co, não estando descartada a pos­sibilidade de cirurgia. No entanto o paciente precisa estar atento aos sinais e assim que observar algo de errado procurar um especialista.

É grande o desafio em tratar sobre o assunto com a sociedade, tendo em vista o pudor que há em falar sobre o tema. Precisamos alertar à popu­lação que quanto antes diagnos­ticadas as inflamações intestinais, mais chances de evitar os transtor­nos causados pelo desenvolvimen­to destas doenças, que apesar do avanço nos tratamentos, não têm cura. A avaliação de um especialista pode fazer a diferença!

Mais Opiniões Artigos

Artigo

A falta de diagnóstico e de tratamento são responsáveis por mais da metade dos casos de cegueira no […]

Artigo

Durante quase um mês de inspeção nas penitenciárias do Estado de Santa Catarina – regimes fechado e semiaberto, […]

Artigo

Desde agosto, quando o Estado si­nalizou o aumento do imposto sobre defensivos agrícolas e cri­ticou o uso desses […]

Artigo

Decidi compartilhar umas das experiências mais marcantes e impressionantes da minha vida. Mês passado estive na Turquia e […]

Artigo

O processo penal tem dessas mazelas: muitas vezes dá a impressão de que você ficou do lado do […]

Artigo

Qualquer avaliação séria, isenta, não ideológica, conclui que o nosso sistema previdenciário é insustentável. Não só por sua […]

Artigo

O Dia Mundial do Coração, ocorrido no dia 29 de outubro, tem o objetivo de gerar reflexão sobre […]