Maior incidência de raios é no verão

As descargas atmosféricas estão em alta no verão, quando se manifestam com mais intensidade – 43% de incidência na estação. Poucos sabem, mas 78 milhões de raios caem todos os anos no Brasil.

A cada 50 mortes no mundo em função desse fenômeno natural, uma ocorre aqui. Foram 2.194 óbitos entre 2000 e 2019 em território brasileiro, atingindo mais os homens e normalmente em locais abertos.

Estudos publicados pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE que cobrem dados de 1910 a 2010, mostram o aumento da incidência de raios em grandes centros urbanos, tais como São Paulo, Belo Horizonte, Campinas e Manaus. A maior frequência é atribuída ao aumento de temperatura (ilhas de calor) e da poluição.

Enfim, o que são os raios? Vivemos envoltos em um complexo novelo eletromagnético, e os raios são descargas elétricas de grande intensidade que têm papel regulador em nosso planeta, restituindo o equilíbrio elétrico.

O trovão é o fenômeno sonoro gerado pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. Diante de uma nuvem carregada, não se sabe identificar onde a descarga vai cair e sua intensidade. Por essa razão, o ser humano deve se proteger.

Muitas vezes gasta-se fortunas em prédios, complexos esportivos ou industriais e se economiza na qualidade dos materiais da parte elétrica e no sistema de aterramento.

Conclusão: qualquer descarga atmosférica pode ser fatal para as pessoas, animais ou para equipamentos. Por isso, é importante colocar os melhores materiais, conforme as normas do setor, com revisão e manutenção periódica.

Diante de momentos de trovoada, portanto, alguns cuidados são fundamentais: acessar locais fechados, bem projetados, até a tempestade passar. Evitar empinar pipas, usar chuveiro elétrico, caminhar na praia ou nadar e nunca buscar abrigo debaixo das árvores. O celular deve ficar desconectado da tomada, pois uma descarga atmosférica pode acompanhar a rede elétrica interna do imóvel.

Convém evitar também campos abertos e manter distância de bons condutores de eletricidade como postes metálicos, antenas, tomadas, canos ou janelas com parte metálica. Afinal, a preservação da vida vem em primeiro lugar.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...