Movimento pela vida

“A importância de fazer um exame desses é a minha vida”. Ouvir um depoimento como este já vale a realização da campanha Movimento Rosa, que entre outubro e novembro realizou 432 consultas e 481 mamografias totalmente gratuitas, respectivamente 86,4% e 96,2% das metas para estes dois meses, nas nove cidades participantes desta inédita campanha de prevenção ao câncer de mama: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Lages, Itajaí, Criciúma, Tubarão e Mafra.

Foram realizados ainda exames de ultrassom, biópsias e cirurgias, também sem qualquer custo para as pacientes. Sim, pois a proposta do Movimento Rosa é oferecer o tratamento completo do câncer de mama para mulheres com mais de 40 anos, com foco na população de baixa renda.

Da consulta à cirurgia, se for o caso, passando pelos exames. E estamos apenas no início, pois a campanha vai até 1º de março de 2021. Os agendamentos serão encerrados em 31 de janeiro. Com o sucesso, em pouco tempo praticamente todas as vagas foram preenchidas e estamos com listas de espera.

Este ano, 75% das mulheres deixaram de fazer seus exames de rotina em função da Covid-19. Diante deste quadro, era preciso ousar. E foi com ousadia que a Sociedade Catarinense de Mastologia criou o projeto do Movimento Rosa, para contribuir também com o SUS, bastante sobrecarregado com a pandemia.

Contamos com o apoio fundamental da empresa farmacêutica Libbs, de profissionais, laboratórios, clínicas e hospitais privados que abraçaram a ideia em todas as regiões, além do conjunto da mídia catarinense. Como consequência, logo nos primeiros dias o site movimentorosa.org.br recebeu uma quantidade de contatos que superou as expectativas. O que parecia uma utopia, virou realidade.

Este case de sucesso é uma semente plantada. O Movimento Rosa demonstrou que com coragem, planejamento, profissionalismo e parcerias é possível executar grandes projetos, em todo o país. E com sensibilidade, acolhimento, solidariedade e emoção, especialmente quando sentimos os resultados no contato com as pessoas, é possível realizarmos nossos sonhos.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...