Muito além do assistencialismo

Em Florianópolis existe um trabalho silencioso que segue seu curso independente de eleições, pandemia, preferências políticas ou religiosas. É o trabalho social realizado nas periferias por operários anônimos que não se deixam abater pelas dificuldades, nem em um ano atípico como 2020. Por participar de alguns desses projetos desde seu início, posso atestar que são de altíssimo retorno, muito bem organizados, com produtividade invejável a grandes empresas.

Uma das iniciativas pioneiras é a rede IVG (Instituto Vilson Groh), que vem criando oportunidades por meio de educação, inserção social e laboral e, acima de tudo, acolhimento. Os resultados são crianças e adultos seguindo caminhos melhores para eles e para a nossa cidade.

Outro exemplo sensacional é o “Superando Barreiras”, que começou timidamente em um galpão na Vila União e hoje oferece aulas de jiujítsu para 350 crianças em diversos bairros. De 2014 até aqui, dezenas de meninos e meninas deixaram de ir para tráfico para subir ao pódio. O desafio do momento é levar dez alunos em dezembro para o campeonato mundial em São Paulo.

Cito ainda o projeto Mama Solidária, que tem possibilitado o resgate da autoestima para muitas mulheres submetidas à retirada das mamas para o tratamento do câncer. A iniciativa une as pacientes que precisam de reconstrução mamária, os cirurgiões que queiram operar gratuitamente e as empresas interessadas em patrocinar a iniciativa.

Seja por uma bolsa de estudo, um curso de capacitação, um lar provisório, um esporte, um cuidado médico especializado, todas essas iniciativas têm em comum o olhar solidário, a empatia. A consciência de que nem todos têm as mesmas oportunidades.

Felizmente, cada vez mais empreendedores estão conseguindo enxergar além das janelas de seus escritórios com vista privilegiada. Mas precisamos fortalecer muito mais o empreendedorismo social. Afinal, são essas pessoas, nos bairros que não conhecemos pelo nome, que estão reparando alguns de nossos erros como sociedade. Apoiar é ajudar a transformar vidas.

+

Artigos

Artigo

Os estudiosos do pensamento dos imortais buscam o aval da ciência em suas observações, apesar de sab ...

Artigo

Santa Catarina cresce acima da média nacional, impulsionada por uma indústria que é referencia e pel ...