Natal: tempo de reverência à mulher

“Só existe uma civilização no mundo”, afirma o professor e historiador Yuval Harari. A espécie humana é única e portanto a mulher não poderá ser segregada e julgada de menor importância. O homem não é o centro do mundo. Apesar de ter consciência da sua existência, não dita as leis da natureza, que por sua vez não depende do ser humano para seguir seu fluxo.

Em tempos de comemorações natalinas, queremos destacar a mulher e a mãe, que está no centro das celebrações cristãs, pois do ventre de Maria nasceu seu filho, Jesus Cristo, o Salvador. Lembremos que a perpetuação da civilização é acolhida por um útero, e o milagre da vida tem o sopro divino.

Uma emoção que “vem de quem sente um ruído aquoso e sibilante de um coração batendo e emanando do útero”, nos dizia a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, durante a gravidez Se somos feitos à imagem e semelhança do criador, a mulher é o ente da criatura e do criador.

E como vamos festejar o aniversário do filho de Maria neste 25 de dezembro? Como lembraremos dessa comemoração em 2020? As mulheres e mães que estiveram em todas as frentes – nos hospitais, nas casas de acolhimento, nas famílias, nas empresas, no comércio, nas indústrias – são elas que têm a resposta. São elas que exercem o espírito natalino de fazer o bem ao próximo não apenas em datas marcadas, mas ao longo de todo o ano.

Jesus é a essência do amor, na dimensão humana e espiritual. Por isso, ao celebrar seu nascimento não podemos dispensar a caridade, a união e o perdão. Levar um prato de comida a quem tem fome, um pedido de desculpas a quem foi ofendido, uma mensagem a um amigo ou a um parente distante. A pandemia não nos impede de termos atitudes solidárias.

Ao contrário, pede um olhar ao próximo. E em tempos de incertezas, é bom lembrar que muitas vezes é a mulher quem carrega a esperança e a união nos lares. Inspirados na mãe de Jesus, tenhamos todos em mente que o Natal requer uma atitude de comunhão, de respeito e de reverência a todas as mulheres do planeta.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...

Artigo

​A infraestrutura é aliada incondicional do desenvolvimento econômico e social. A afirmação é irrefu ...