Negócios e a missão do poder público

Enquanto 2020 foi um ano de superação e transformação mundial devido à revolução forçada pela pandemia do novo coronavírus, 2021 tem tudo para ser um ano de crescimento econômico.

Para isso, é preciso que os governos federal, estadual e municipais adotem medidas que estimulem o desenvolvimento e contribuam para que a roda da economia volte a girar em uma velocidade que gere oportunidades de emprego e renda à população.

Esse é justamente um dos princípios que norteiam o programa de recuperação econômica de São José. O foco são os empreendedores. Eles que geram empregos e não o governo.

As ações planejadas não se resumem apenas a reduzir o tempo de abertura
de empresas, a isenção da taxa das Meis (Microempresas Individuais), a implantação do zoneamento econômico ambiental ou a revisão, digitalização e automatização dos processos da prefeitura. Isso
nos parece o mínimo que deve ser feito.

Nossa proposta é a criação de mecanismos que efetivamente contribuam para que o empreendedor josefense possa ser competitivo em qualquer mercado globalmente, permitindo, por exemplo, que ele tenha
acesso a toda gama de serviços financeiros de maneira barata, acessível, desburocratizada. Inclusive acesso a crédito.

Além disso, queremos formar talentos para a nova economia acelerada pela pandemia e criar condições para incluir gerações anteriores nesse novo mercado.

Queremos não só atrair empresas desta nova economia, mas permitir que nossos profissionais possam trabalhar em qualquer uma dessas empresas do mundo, quem sabe de sua própria casa em São José.

Nossa prioridade não é mais trazer empresas globais como a Google, a Apple ou a Amazon para se instalar no município, mas sim para nos ajudar nessa jornada de formação a partir de São José. Melhorar a infraestrutura de tecnologia do município também é prioridade. Devemos preparar a cidade para a chegada da internet 5G.

É isso que permitirá a cidade ser realmente inteligente. Isso também é fundamental neste círculo virtuoso de desenvolvimento (e não só
de crescimento) que queremos implantar na cidade nos próximos anos. Gerar um ambiente de negócios favorável, essa sim é a missão do poder público.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...