O cinema como recurso na educação

O cinema como espaço de ensino é uma oportuna reflexão num cenário em que novas metodologias de ensino foram postas à prova. Passados 125 anos do primeiro filme, é indiscutível o papel do audiovisual na propagação de ideias e como registro da realidade social. Além de entretenimento, é instrumento de validade científica para ser usado na educação.

O direito à cultura para crianças é assegurado na Constituição. Permitir o acesso ao cinema amplia o conhecimento das crianças e as permite sonhar com mundos não conhecidos. O cinema ajuda a lidar com a realidade a partir da ficcionalização de fatos e contextos. Também aproxima de culturas distantes. Ajuda a ampliar os horizontes éticos e estéticos, dimensão fundamental para uma educação libertadora.

Há muitas formas de trabalhar com audiovisual na educação. Temos a exibição de filmes, que exige curadoria e programação da/o professor/a e mediação junto aos estudantes. Também na produção coletiva de um audiovisual, que agrega saberes, referências e práticas.

É importante garantir a diversidade cultural, estética e de linguagens, fundamental para a formação da consciência e cidadania. Essa é a principal razão pela qual se deve pensar o cinema como formador cultural. Uma criança que vê na tela a cinematografia de seu país e de outros, verá o mundo sob óticas variadas.

Ao longo de 19 anos, a Mostra de Cinema Infantil tornou-se referência no Brasil. Como conquista, além da qualidade de conteúdos, temos apropriação maior das escolas em relação ao cinema — a Lei 13.006, de 2014, obriga a exibição de filmes nacionais nas escolas.

Para além da Mostra, temos o Circuito de Cinema para Crianças e Jovens, que em 2020 foca nos educadores/as. Até 8/9, teremos uma agenda on-line de conversas e transmissões de filmes catarinenses, além de oficinas com o coletivo Móbile Educacional.

Sabemos o quanto professoras/es estão sobrecarregadas/os e tentando se relacionar com as crianças por meio da internet. Os conteúdos disponibilizados serão um aprendizado a ser incorporado a partir de agora, porque concretamente teremos muitas mudanças na educação daqui para frente.

+

Artigos

Artigo

Foi pelas mãos do visionário Assis Chateaubriand que a televisão surgiu no Brasil, com a inauguração ...

Artigo

O Brasil e o mundo, que estão a enfrentar uma terrível pandemia com sombrios horizontes, perderam um ...