O maior Carnaval do Brasil

“O Rio de Janeiro fevereiro e março” diz a letra de uma das mais emblemáticas composições do baiano Gilberto Gil – Aquele Abraço. No mesmo ano, 1969, outro baiano, Caetano Veloso, ensinava que, em Salvador, atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. Duas referências ao Carnaval, elevado à condição de ativador econômico, acima de tudo uma celebração da brasilidade. São Paulo entrou nessa festa. Até sete, oito anos atrás, a capital paulista tinha uma relação menos democrática com os blocos.

Havia a demanda reprimida e, quando os ventos da ocupação das ruas – pelos mais diversos motivos – passaram a soprar forte, foi o Carnaval de rua que explodiu. As centenas viraram milhões. E nos últimos três anos, já na gestão João Doria na Prefeitura, o Baixo Augusta virou Brasil, com o poder público mais próximo, propositivo e colaborativo.

Levantamentos recentes, feitos por meio de plataformas digitais – que rastreiam e medem tudo – apontam São Paulo como o destino nacional mais desejado, ou buscado, para as viagens no período do Carnaval ou mesmo ao longo de 2020. E que mal há nisso? Alguém vai deixar de ir para Ouro Preto, que tem um Carnaval ótimo, por conta disso?

Para Florianópolis, sonho de consumo para as viagens de verão? Ou os diversos destinos do Nordeste? Penso que não. Os paulistas podem, então, viajar para o Brasil todo, mas São Paulo não pode ser um destino turístico? Pensamento pequeno e enviesado.

O fato de a capital paulista assumir uma liderança segundo os buscadores de internet, na prática, não representa que os outros destinos perderão. Pelo contrário, quem vier para São Paulo em 2020 poderá ir para Curitiba, Belo Horizonte ou Porto Alegre em outro momento. O que menos importa é para onde; o importante é que o brasileiro está viajando. E por um excelente motivo: festejar. Os milhões indo atrás dos “bloquinhos” são, primeiro, paulistanos, depois paulistas e, em menor número, turistas.

Juntando tudo, São Paulo terá o maior carnaval do Brasil. Em 2019 foi feita uma inédita campanha de promoção do Estado de São Paulo, no Brasil e no Exterior – que continuará em 2020 – e os resultados, que aparentemente incomodam, começam a aparecer.

Mais Opiniões Artigos

Artigo

Desde 1988, a Constituição da República Federativa do Brasil veda expressamente práticas que submetam os animais a qualquer […]

Artigo

Uma fagulha, faíscas a partir da alteração de uma transmissão de energia elétrica. De maneira bem simples, esta […]

Artigo

Em sua obra “The Banality of Evil”, Hannah Arendt observa como os crimes nazistas extrapolaram os limites do […]

Artigo

A instalação da Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal no Norte da Ilha de SC parecia ser mais […]

Artigo

O dia 27 de janeiro celebrou os 75 anos do fim de Auschwitz um temível campo de concentração […]

Artigo

O início deste novo ciclo significa novas oportunidades, aprendizados, crescimento pessoal e coletivo com muitos desafios. A Escola […]

Artigo

Sobre o futuro do varejo há uma única certeza: não há um único modelo a ser copiado, ao […]

Artigo

Vivemos em tempos de impulsionamento das startups, e o melhor de tudo é que o Brasil possui uma […]

Artigo

Dados do estudo “Estatísticas de Gênero: Indicadores sociais das mulheres no Brasil”, divulgado pelo IBGE em junho de  […]