O maior desafio do nosso tempo

O Dia Internacional das Cooperativas é comemorado sempre no primeiro sábado de julho. Desde 2015, o tema é definido pela Associação Cooperativa Internacional, por intermédio do Comitê para a Promoção e o Avanço das Cooperativas, em conjunto com as Nações Unidas (ONU).

O tema deste ano – Cooperativas para ação climática – foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13, que versa exatamente sobre Ação Climática. Trata-se de um dos mais consideráveis desafios da história da espécie humana – seguramente o mais importante do século 21 –, e de seu sucesso dependerá a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo.

As cooperativas, que nasceram no século 19, para enfrentar uma crise social, são instituições que se vinculam diretamente às comunidades onde exercem suas atividades. E por isso, as decisões que tomam, em benefício de produtores, empresários, trabalhadores e da população local, impacta diretamente na qualidade de vida da sociedade.

Cada ação executada pelas cooperativas em suas comunidades promove transformações sociais, econômicas e ambientais. São serviços locais que geram um ciclo virtuoso de alcance global.

A ONU e outros importantes organismos internacionais reconhecem no cooperativismo e nas cooperativas uma parceria essencial para criar uma sociedade sustentável, onde todos somos co-autores das soluções e responsáveis pelos benefícios e consequências de nossos atos.

A humanidade compreendeu que é urgente fazer uso de modo consciente de suas ações políticas, econômicas, sociais e ambientais, para preservar os recursos naturais capazes de garantir a satisfação das necessidades das gerações futuras. E para que um empreendimento humano seja sustentável, é preciso que ele seja ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.

É este o maior desafio do nosso tempo e a ele se juntam as cooperativas para garantir um desenvolvimento sustentável e uma convivência ética e equilibrada com a biosfera e todos os ecossistemas. Para cuidar da nossa casa, nosso lar, o planeta Terra.

+

Artigos