O santuário dos Botos

Os Botos, (JK, eletrônico, borrachinha, mandala, Tramandaí e Scoby) moram na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna-SC, e ajudam os pescadores a sobreviverem com a pesca artesanal.

Neste espetáculo, observa-se a incrível interação entre os botos que cercam os peixes levando-os diretamente a tarrafa, ou rede de divisa destes “fazendeiros da água”. Mas, todas estas bênçãos não são muito consideradas pela sociedade da região para a defesa destes Anjos que estão morrendo.

Prefeitos da área, e da própria Laguna, mais os deputados estaduais e federais, senadores de SC que se elegeram com o voto dos pescadores, hoje se mantêm imperdoavelmente omissos nas suas zonas de conforto com suas mordomias.

Além da omissão, que também mata os animais, têm a poluição mortal da Lagoa. E também depois disso tudo tem ainda o exibicionismo sem fiscalização pública, de `playboys de serraria” que singram estas águas com Jet Ski de alta velocidade assustando os Botos e, inclusive, atropelando-os principalmente os ´bebês botos´.

Mas, estes Botos, do presente e do futuro, encontraram guarida de defesa intransigente de Wellington Martins, e equipe, além do apoio sem limites de valorosas mulheres e homens de SC, SP, ou de todo o Brasil, que emanam amor por estes Botos de sentimentos divinos.

Bom saber que Martins, desde 2011, começou uma pesquisa importante de reconhecimento desta manifestação cultural de pesca com Botos. Iniciou sua pesquisa voltada para o reconhecimento da manifestação cultural, pesca com Botos, em 2011, por ações de educação patrimonial. Com base nesse mapeamento, buscou a política com respectivo programa que proporcionasse o fomento e a valorização da pesca artesanal com auxílio dos Botos, vislumbrando seu Registro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

É isso, vamos todos lutar contra este tipo de ofensa contra Deus e contra a humanidade.

+

Artigos

Artigo

Os estudiosos do pensamento dos imortais buscam o aval da ciência em suas observações, apesar de sab ...

Artigo

Santa Catarina cresce acima da média nacional, impulsionada por uma indústria que é referencia e pel ...