OAB/SC: 88 anos sempre presente

Sobre os ombros de gigantes fundadores, em 1º de janeiro de 1933 a OAB/SC era instalada com a finalidade de representar a advocacia, essencial à justiça e imprescindível à democracia, e desde então exerce papel decisivo em Santa Catarina.

Sempre presente, apoiando a sociedade em suas causas mais justas, como a defesa das liberdades, da redemocratização do País, a OAB/SC teve participação destacada na Novembrada, nas Diretas Já e no enfrentamento de situações extraordinariamente adversas, como três pedidos de impeachment de governadores e os impactos da pandemia.

Ao longo das décadas, a capacidade de interlocução com os Poderes e a coragem de indicar caminhos trouxeram prestígio institucional à OAB/SC, o que lhe permitiu protagonizar durante a crise da COVID-19, desde o reconhecimento da advocacia como atividade essencial durante o lockdown, até a garantia do pleno acesso ao Sistema de Justiça no período de isolamento social.

Porém, é na proteção das condições necessárias ao exercício da advocacia que a Ordem convalida sua existência, cuidando do perímetro ético da atuação de seus 42 mil inscritos, ao mesmo tempo em que lhes oferece pressupostos para o desempenho de sua função; seja na proteção das prerrogativas profissionais – inclusive garantindo legislação que criminaliza sua violação -, seja ao lutar por remuneração digna, quando obteve reajuste de 43% dos honorários dativos e ainda editou nova Tabela de Honorários.

Esta presença institucional marcante da Ordem ao longo de sua história garante representatividade à advocacia, enquanto que é esta, por outro lado, quem traz prestígio à OAB/SC, de modo que a perenidade e a sustentabilidade da profissão e de sua instituição estão atreladas, pois uma não sobrevive sem a outra.

Para tanto, o Sistema OAB/SC está em todos rincões, são 50 Subseções, 107 comissões, mais de 200 salas de apoio à advocacia, como também oferece assistência através da CAASC, capacitação pela ESA, além de ter o Sicoob Advocacia e a OABPrev como instituições financeira e previdenciária.

E assim celebramos os 88 anos de uma OAB/SC sempre presente, conectada à sociedade e, principalmente, à vida das advogadas e dos advogados catarinenses – pois é delas e deles que vêm a força e o futuro da nossa instituição e profissão.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...