Os desafios que nos movem

Muito já foi dito acerca dos estragos da pandemia sobre os empregos, a economia e a saúde física e mental da população – e não podemos subestimá-los, em especial as vidas perdidas.

Mas talvez pouco tenha sido dito sobre a resiliência que aflora em tantos que seguem a jornada apesar das condições adversas. Alguns por não terem opção, outros por pura determinação.

Foi a determinação que nos moveu até aqui. Vínhamos enfrentando dificuldades anteriores à pandemia e chegamos a essa nova crise com o aprendizado sobre a importância da nossa união.

Por conta disso, em Santa Catarina, apesar de todas as celeumas do ano, anunciam-se recursos próprios de R$ 10 bilhões até 2022 para melhorar questões de infraestrutura e retomar a economia do nosso Estado, territorialmente pequeno, mas gigante por natureza e vocação.

Mas, em meio à tamanha crise, como isso é possível? A resposta é esforço fiscal do Estado e trabalho incansável dos Auditores Fiscais da Receita Estadual. Tivemos que nos adaptar rapidamente às circunstâncias, reforçamos nosso empenho e, por consequência, consolidamos a arrecadação em patamares seguros para a retomada da economia.

Fecharemos o ano no positivo, claro reflexo das atividades de fiscalização, auditoria, monitoramento e acompanhamento dos contribuintes – e da entrada dos novos profissionais aprovados no último concurso.

Uma metáfora bastante utilizada nos últimos tempos em relação à pandemia do novo coronavírus foi a de que estamos todos atravessando um mar na tempestade, mas em barcos diferentes.

Faz muito sentido quando consideramos as diferentes condições sociais da população. Porém, no caso do Fisco catarinense, o segredo tem sido estar no mesmo barco.

Aprendemos, algumas vezes a duras custas, que quando remamos juntos, chegamos mais rápido ao outro lado. Por isso, em nome dos auditores fiscais do Estado de Santa Catarina, eu agradeço a cada um que atravessou 2020 conosco.

Avarias à parte, chegamos ao outro lado. Estamos mais fortes para 2021 e esperamos que seja um mar menos turbulento. Os catarinenses podem continuar contando conosco. A nossa parte nós fizemos e continuaremos a fazer.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...