Papel da sociedade civil como mudança

Assumir a gestão da CDL de Florianópolis, não é somente se sentar na cadeira do presidente e ditar as regras. É preciso saber ouvir, entender os anseios dos associados e de toda a sociedade e, principalmente, ter a convicção de que com união conquistamos pleitos que almejamos.

No primeiro mês do ano como presidente da maior CDL do Estado, tive a certeza de que a sociedade civil exerce um papel fundamental para a transformação do ecossistema da cidade de Florianópolis.

Começamos 2021 com uma greve longa e desgastante para população, empresários e turistas. O Poder Público não mediu esforços para que a paralisação ilegal terminasse.

A CDL de Florianópolis, angustiada com os prejuízos à Capital catarinense e com receio da conta ter que ser paga pelos cidadãos de bem, participou ativamente para que a cidade não continuasse refém dos interesses de uma minoria.

Outro passo importante neste começo de ano foi a articulação com os empresários para abrirem os estabelecimentos no período do Carnaval, após o município cancelar as festividades e o ponto facultativo nos dias que tradicionalmente ocorrem os festejos e os blocos de rua pela cidade.

A adesão foi surpreendente e cerca de 86% dos lojistas do Centro da Capital abrirão as portas em horário normal. O motivo? Não suportam mais ficar parados em meio ao enfrentamento do novo coronavírus. Por conta da pandemia, medidas extremas foram aplicadas por muito tempo e os empresários tiveram que se reinventar para não fecharem as portas.

A sustentabilidade dos negócios da Capital é primordial para a CDL de Florianópolis, por isso, a entidade estará atenta às prioridades dos associados e o bem-estar da população florianopolitana.

Para isso, a nova diretoria da CDL de Florianópolis atuará nas vertentes em prol dos associados e nucleados, do desenvolvimento econômico e produtivo na Capital e do fortalecimento da entidade nos assuntos da cidade.

É hora de a sociedade civil organizada assumir o protagonismo e atuar na linha de frente da transformação de um cenário pujante que é Florianópolis. E o papel da sociedade civil é fator primordial para a mudança e avanços significativos no desenvolvimento produtivo e na retomada econômica que toda a população almeja.

+

Artigos

Artigo

Os estudiosos do pensamento dos imortais buscam o aval da ciência em suas observações, apesar de sab ...

Artigo

Santa Catarina cresce acima da média nacional, impulsionada por uma indústria que é referencia e pel ...