Protagonismo institucional nas eleições

Estamos a uma semana do pleito eleitoral e a OAB/SC vem cumprindo seu papel como porta-voz da sociedade civil, reafirmando seu protagonismo em defesa dos ideais democráticos.

Em um ano atípico e completamente desafiador – social, política e economicamente – criamos a Campanha “Escolha pra valer”, pela qual temos desenvolvido efetivas ações para que o eleitor exerça o voto em sua plenitude, que o faça com absoluta consciência e liberdade, mesmo ante as restrições impostas pela pandemia e a proliferação de “Fake News”.

Dentre as iniciativas adotadas, a OAB/SC propôs a todos os 900 candidatos às prefeituras catarinenses a adesão espontânea a uma Carta Compromisso, na qual se comprometem, caso eleitos, a combater a corrupção e a improbidade administrativa, além de resguardar as prerrogativas da advocacia pública e privada.

Além disso, para que os cidadãos possam melhor conhecer os candidatos que estão em disputa, fomentamos debates entre os postulantes em todas as cidades catarinenses. Aqui na Capital receberemos em nossa sede, no próximo dia 12 de novembro, os 10 concorrentes à prefeitura de Florianópolis, evento em parceria com o Lide Santa Catarina – Grupo de Líderes Empresariais, e que será transmitido ao vivo pelo canal da Seccional no YouTube, com acesso livre.

Coroando este intenso movimento, em ação também inédita, firmamos parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), pela qual a Ordem catarinense sediará, no dia 15 de novembro, a Votação Paralela das Eleições 2020, para atestar a confiabilidade e inviolabilidade das urnas eletrônicas, em um ambiente filmado e fiscalizado, contribuindo assim no desenvolvimento da fiscalização das eleições no Estado e garantindo a máxima lisura e transparência em todas as etapas do processo.

Até a realização do pleito teremos novas iniciativas, todas com o objetivo de fazer o sistema eleitoral vigente traduzir a estrita vontade popular, pois entendemos as eleições como a materialização da democracia e a Ordem como o próprio resguardo da garantia do Estado democrático de direito.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...