Proteção à criança

Na instalação da Fren­te Parlamentar Mista da Primeira Infância, da qual faço parte, relatei uma ex­periência que foi especialmente emocionante para mim. No ano passado, acompanhava minha filha Maria no nascimento de Catarina, minha primeira neta.

Ainda na maternidade, Ca­tarina seus pais e eu recebemos a visita da equipe do Capital Criança, que repassou as pri­meiras orientações sobre os cui­dados com o bebê após sua alta. O programa foi implantado por nós enquanto Prefeita, em maio de 1997, portanto há mais de 20 anos.

Fiquei emocionada ao perce­ber o êxito de um programa que não foi de uma gestão, mas sim, uma política pública de prote­ção à mãe e à criança na primeira infância no município de Floria­nópolis. Quando implantamos o Capital Criança, a mortalidade infantil estava na casa de 23 óbi­tos por mil nascidos vivos, e em curva ascendente. O índice de desnutrição infantil também era preocupante.

Com o comprometimento da gestão e de profissionais de saú­de, e o envolvimento de parce­rias na área da saúde como Uni­versidades, entidades de classe, conselhos regionais, governo do Estado, Organização Mundial de Saúde, entre outros, consegui­mos resultados exitosos desta­cando a redução da mortalidade infantil para um dígito e a erra­dicação da desnutrição infantil.

Quero dar a minha contri­buição, o meu comprometi­mento para que o Brasil também possa ter a sua política de Estado e fazer com que nós tenhamos uma outra visão da importância da proteção à mãe e à criança na primeira infância. A prioridade não pode ficar no discurso, ela tem que ser na ação.

Mais Opiniões Artigos

Artigo

O abuso sexual na infância ainda é um assunto tratado como tabu dentro dos lares. Poucos querem falar […]

Artigo

Três ciclistas morreram atro­pelados na BR-101 na Grande Florianópolis em menos de 24h em maio. Dois deles usavam […]

Artigo

Pesquisa realizada em abril pela Fecomércio/SC revela que o nível de endividamento das famílias manteve-se num patamar muito […]

Artigo

Recentemente, o Instituto Da­tafolha divulgou pesquisa indicando que, na visão de 90% das brasileiras e brasileiros, a violência […]

Artigo

Nesta vida, visando a alimentar necessidades e interesses, va­mos estabelecendo prioridades. Em princípio, através da educação as­sistemática, educação […]