Quinto constitucional com a digital da advocacia

Ao possibilitar que a advocacia catarinense eleja, hoje, pela primeira vez na história, a lista sêxtupla para a vaga do Quinto Constitucional junto ao TJSC através de voto direto, secreto, facultativo e digital, a OAB/SC avança ainda mais em seus objetivos de mais inovação, eficiência e inclusividade.

Intenso diálogo foi levado a efeito visando a inovar o arcaico procedimento do Quinto então em vigor. Em maio de 2019, com a criação de Comissão Especial que realizou audiências públicas em todo Estado, ouvindo e debatendo democraticamente, demos início aos estudos que culminaram na elaboração dos novos critérios, atendendo plenamente os anseios da Advocacia catarinense que pedia por mais transparência e efetiva participação no processo de escolha.

A transformação restou aprovada pelo Colégio de Presidentes de Subseções e pelo Conselho Estadual, trazendo importantes diretrizes, como a ampliação da transparência e publicidade, a garantia de acesso online à documentação apresentada pelos candidatos e à transmissão ao vivo da sessão de julgamento das impugnações e recursos relacionados ao certame.

Some-se a isto uma inédita e histórica sabatina pública dos candidatos que, no dia 29 de maio, responderam questionamentos do Conselho, com transmissão ao vivo pelo Canal YouTube da OAB/SC – a qual já soma 7.400 visualizações –, na qual foram escolhidos os 12 nomes que serão submetidos à eleição direta.

Em todo o processo de escolha restaram assegurados a isonomia e o equilíbrio, visto que é vedada a candidatura de detentores de cargos eletivos na OAB/SC; assim como foi ampliada a divulgação das ideias e propostas dos candidatos em nossos canais de comunicação, para que a advocacia catarinense possa fazer a sua livre escolha no próximo dia 21.

Eis que chegamos ao tão almejado momento: a lista sêxtupla definida diretamente pela nossa classe será enviada ao TJSC para definição dos 3 nomes que serão encaminhados ao Governador para a escolha final.

Em inédita eleição digital a ser realizada em conjunto com o renomado Laboratório de Segurança em Computação da UFSC, no dia 21 de junho, das 0h às 19h, a OAB/SC escreverá mais um importante capítulo de seus 88 anos de história: a primeira escolha para o Quinto que terá, literalmente, a digital da advocacia catarinense!

+

Artigos

Artigo

Os estudiosos do pensamento dos imortais buscam o aval da ciência em suas observações, apesar de sab ...

Artigo

Santa Catarina cresce acima da média nacional, impulsionada por uma indústria que é referencia e pel ...