Resultados do Pisa e a educação

O último Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) coloca o Brasil em 57º colocado em leitura, 70º em matemática e 65º em ciências entre
os 80 países e regiões participantes da avaliação. Um dado que chamou a atenção é que cresceu a diferença de pontuação entre os alunos brasileiros
de maior e menor níveis socioeconômicos.

Os resultados do Pisa revelam a necessidade urgente da educação ser, de fato, prioritário no Brasil. Só assim serão criadas as condições que os profissionais da educação e as inúmeras evidências científicas apontam como necessárias. Entre as medidas está o aperfeiçoamento da governança federativa, ou seja, provocar mudanças que garantam maior articulação entre a União, os Estados e os Municípios e apoio à melhoria da gestão das secretarias de Educação.

A diferença de estrutura e de capacidade entre as secretarias de Educação do nosso país impacta diretamente na capacidade de execução das políticas educacionais – em especial, quando falamos das secretarias municipais.
O aperfeiçoamento da governança federativa dependerá da atuação de lideranças capazes de construir pontes e romper barreiras conceituais, culturais e institucionais.

Capazes de compreender e liderar mudanças provenientes de problemas de natureza interdependente, por meio da construção de consensos e estímulo à corresponsabilidade, em uma perspectiva de que para fazer o melhor uso do recurso público disponível para a área de educação é preciso fortalecer o regime de colaboração entre os sistemas de ensino geridos pelos Municípios, Estados e Governo Federal.

Também é preciso cada vez mais integrar recursos, talentos, programas e conhecimentos existentes entre os profissionais das redes de ensino, além daqueles disponíveis na sociedade civil e na academia. A educação brasileira precisa avançar. Que possamos utilizar os resultados do Pisa como uma mola propulsora para a adoção de medidas efetivas para a educação brasileira.

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