Santa Catarina e o Dia Nacional do Futebol

Nesta segunda-feira, 19 de julho, foi comemorado o Dia Nacional do Futebol, data escolhida pela CBF para homenagear o primeiro time registrado como clube de futebol no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.

Esporte mais popular no país, o futebol também movimenta multidões em Santa Catarina, seja para os jogos de equipes amadoras nos finais de semana, ou para as partidas dos times profissionais.

Nessa categoria, Santa Catarina se destaca por ter uma associação que reúne as agremiações: a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, a SCClubes, que completou 34 anos de existência no dia 1º de junho e é referência no país. Ao todo, 19 presidentes já comandaram a Associação, num trabalho coletivo que tem colaborado muito para o crescimento do nosso futebol.

A prova de que a união dos clubes aumenta as chances de vitória no mundo do futebol está acontecendo nesse momento em nível nacional. Graças a essa união, vivemos um dia histórico na semana passada, com a expressiva vitória do Projeto de Lei 2336/21 na Câmara dos Deputados, que concede aos clubes mandantes o direito de arena nas transmissões do futebol. Essa mudança permitirá mais recursos para quem realmente faz futebol no Brasil: os clubes.

Agora o PL 2336/21 segue para o Senado Federal, que analisará a matéria na volta do recesso, em agosto, com o compromisso já firmado pelo presidente da Casa, de dar celeridade na sua tramitação.

Aqui ou lá, continuamos unidos em prol da melhoria da nossa paixão nacional. Ou seja, dentro e fora das quatro linhas, temos razão para comemorar o Dia do Futebol.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...

Artigo

​A infraestrutura é aliada incondicional do desenvolvimento econômico e social. A afirmação é irrefu ...