SC precisa atrair investimentos

Neste momento em que vivemos a fase do coronavírus, tornam-se fundamentais mecanismos de ativação econômica, como as exportações e a atração de investimentos.

Conforme o Ministério da Economia, há USD 1,5 trilhão disponíveis para investimentos no mundo, somente na área de infraestrutura.

Na pesquisa do Swiss Re Institute, estima que a infraestrutura de mercados emergentes, representa uma oportunidade de investimento anual de USD 920 bilhões para investidores a longo prazo, podendo ser um importante motor de crescimento no pós-Covid 19.

Em 2019, o Brasil recebeu USD 75 bilhões de investimentos, ficando na quarta posição mundial no Ranking da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento).

A disputa entre estados e países será forte, ainda mais no momento pós-pandemia, exigindo um forte plano de trabalho, mesmo com potencial que temos em Santa Catarina.

Portanto, para atrair bons investimentos é necessário identificar as vantagens competitivas comparativas com outras regiões, benefícios econômicos com o investimento e especificação da área e região que poderiam originar o investimento. Será fundamental estabelecer uma proposta de alta qualidade para ser ofertada.

Os investimentos sempre serão bem vindos, porque proporcionam circulação da economia, empregos, arrecadação de tributos e geram efeito cascata para outros setores econômicos, formando uma verdadeira corrente.

As Parcerias Público Privadas (PPPs) com investidores e operadores externos, acabam resolvendo a falta de orçamento das áreas de governo, trazendo capital financeiro e melhorando a qualidade de serviços.

Temos alguns destaques em Santa Catarina, onde já há previsões para novos investimentos, como as privatizações do Porto de Itajaí (2021), Aeroporto de Navegantes e Joinville (2021) e construções do Terminal de GNL (Gás Natural Liquefeito) em São Francisco do Sul e Usina Térmica em Garuva, além de outros.

+

Artigos

Artigo

Os estudiosos do pensamento dos imortais buscam o aval da ciência em suas observações, apesar de sab ...

Artigo

Santa Catarina cresce acima da média nacional, impulsionada por uma indústria que é referencia e pel ...