Se tudo der certo, vamos envelhecer

Segundo o IBGE, a expectativa de vida da mulher brasileira é de 80 anos. Além de possuir uma longevidade maior do que antigamente, muitos estereótipos relacionados à mulher madura foram caindo por terra ao longo das últimas décadas. Cargos de chefia, independência financeira e emocional, satisfação pessoal e profissional, foram sendo pavimentados com o desenvolvimento da medicina, da farmacêutica e da estética.

Estes avanços proporcionam qualidade de vida, prevenindo e tratando desafios de saúde oriundos do “avançar da idade”. A medicina preventiva e curativa é uma grande aliada da saúde e, quando se trata de cuidados, a parte ginecológica e muscular da área íntima da mulher deve receber uma atenção especial.

A perda de massa muscular nesta região, a flacidez e algumas disfunções podem derivar em desconfortos e falta de autonomia que não combinam mais com o life style da mulher madura atual. Um deles é a incontinência urinária, cuja prevenção é uma musculatura pélvica fortalecida o suficiente para que a pessoa tenha controle sobre o ato de urinar e não tenha escapes de xixi durante esforços físicos ou antes de chegar ao banheiro.

O tratamento e a prevenção são feitos exercitando a musculatura pélvica. Isto pode ser feito através de fisioterapia pélvica ou com o auxílio de tecnologias modernas.  Santa Catarina possui um tratamento inovador nesta área, que pode ser de cunho preventivo ou curativo. Um campo eletromagnético com ondas emitidas de um aparelho em formato de cadeira promove cerca de 11 mil contrações na musculatura da região pélvica, fortalecendo-a de forma eficaz e simples. O fortalecimento do assoalho pélvico pode solucionar problemas de escapes e também prevenir problemas futuros.

Da mesma forma, diversas alterações no trato genital e sintomas podem ser significativamente melhoradas com o laser orientado para a ginecologia. Atrofia genital, fissuras, ressecamentos e dores na relação sexual são alguns. O estímulo térmico na pele e na mucosa genitais gera a produção e a reorganização das fibras de colágeno, a produção de elastina, a formação de novos vasos e a hidratação do tecido.

Se tudo der certo, vamos envelhecer e precisamos ter atitudes que previnam problemas e doenças. Precisamos planejar a prevenção para que tenhamos qualidade de vida e saúde. Para que cada parte do nosso corpo esteja de fato cumprindo a sua função, em todas as idades.

+

Artigos