Sempre alerta

A educação tem que retornar com aulas presenciais. Educação é uma atividade essencial, não apenas por Lei. Não há como prolongar esta privação das relações sociais dos estudantes, sem apoio pedagógico e sem o contato direto com a escola. A retomada tem que ser com muita responsabilidade e atenção, assegurando condições sanitárias, construindo confiança.

Neste momento, os pais devem ser um grande aliado da escola, e essa aproximação é fundamental para que tudo dê certo, tanto em relação aos cuidados necessários para que a pandemia se mantenha controlada, como para que as questões emocionais dos estudantes possam ser trabalhadas.

O Monitoramento e contenção de casos isolados é obrigatoriamente uma das principais estratégias da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME) . O saldo é positivo em favor da retomada quando se tem consistência na política de monitoramento e da qualidade dos planos de contingência e planos de ação, bem como do alinhamento entre os órgãos de educação e saúde.

Defendemos uma comunicação transparente, baseada em evidências cientificas, levando segurança à população, que tem confiado no governo e nas autoridades.

A comunidade escolar acumula inúmeras experiências positivas com a SME antes da pandemia da Covid-19. As famílias acreditam que as escolas poderão garantir um retorno seguro, pois nossas “promessas” sempre foram cumpridas.

Temos um planejamento da reabertura: com estratégias baseadas em evidências, para que as unidades possam operar com segurança. Essas estratégias foram previamente comunicadas aos professores, estudantes, pais e membros da comunidade.

As instalações estão adaptadas com o objetivo de integrar protocolos de higiene e medidas determinadas pelas autoridades sanitárias.

Em relação aos planos de monitoramento e contingência de casos, a Secretaria orientou cada gestor escolar para tomarem medidas para minimizar a disseminação do vírus.

Orientamos as unidades escolares para estabelecerem comunicação com as famílias de forma clara e aberta, por meio de uma variedade de canais. Isso inclui informar as famílias e envolvê-las na implementação das medidas de prevenção, de modo a fornecer apoio contínuo aos estudantes.

A confiança da comunidade no governo é tão importante quanto a confiança do governo nas comunidades escolares.

O nosso plano só funcionará se houver cooperação de todas as partes. Contamos com a atenção de vocês!

+

Artigos

Artigo

Caímos na armadilha da pressa, do estar ocupadíssimos, resolvendo problemas, pois sem isto tudo entr ...