Tecnologia na área do varejo

A tecnologia entra cada vez mais na vida das pessoas, e não é diferente no mundo dos negócios. A transformação di­gital do varejo é um fenômeno com que se deparam empreendedo­res dos mais distintos segmentos, e pode ser vista na expansão dos meios eletrônicos de pagamen­to, em soluções que surgem nos pontos de venda, em dispositivos que fazem da compra uma expe­riência singular. Tornar isso viável para o maior número possível de empresas é uma necessidade, por­que a concorrência se acentua e é preciso ser diferente e ousado para sobreviver num ambiente compe­titivo e instável como o nosso.

Uma boa gestão ajuda a superar os desafios impostos pela permanen­te transformação do varejo e pela agregação de novas tecnologias à operação das empresas. Acelerar as vendas requer a identificação de estratégias que contemplem as necessidades dos clientes, cada vez mais seletivos e exigentes em suas escolhas. A interação e a oferta de soluções personalizadas fidelizam a clientela e podem dar ao empresário maior capacidade de controlar o passo a passo de seu negócio.

Santa Catarina – e Florianópolis, especialmente – é sede de um fér­til ecossistema que se transformou em referência nacional de inova­ção e desenvolvimento de novas tecnologias. É preciso que as fer­ramentas e conceitos que advêm dessa mudança positiva cheguem ao varejo. Os cartões de crédito e débito, por exemplo, tornaram quase obsoleto o talão de cheques, e o dinheiro vivo vem sumindo da carteira dos consumidores, atraí­dos pelas facilidades e pela como­didade de novos meios de paga­mento.

Para se firmar neste setor, é im­portante que os profissionais se­jam arrojados e aceitem o desafio de inovar para potencializar os negócios. Afinal, ir além do con­vencional ajuda – e muito – a eco­nomia, porque gera mais renda, empregos e oportunidades. E é as­sim que Florianópolis e boa parte de Santa Catarina estão construin­do uma página ímpar na história da transformação digital do varejo no país.

+ Artigos

Artigo

Esta mensagem cabe perfeitamente aos tempos difíceis que enfrentamos hoje, com pandemia, ciclone, de ...