Tempestade perfeita

Quem já assistiu o filme Mar em Fúria vai entender bem sobre uma trágica situação que podemos nos deparar quando a ocorrência de fatores contribui para o pior cenário possível.

Na esfera federal, não bastasse um ano de 2020 tão difícil, vivemos um ano de 2021 com registros assustadores de mortes e infecções pelo coronavírus. O STF (Supremo Tribunal Federal) desmantelando a operação Lava-Jato e defenestrando a luta contra a corrupção. E ainda há outros riscos como a volta da inflação, CPI da Covid, orçamento desequilibrado e polarização política. Todos juntos já são fatores suficientes para uma tempestade perfeita no âmbito federal.

Em Santa Catarina, nosso querido e amado estado, a insegurança política, a votação do impeachment do governador, a exclusão do estado nas discussões do PNL (Plano Nacional Logístico), o corte nas verbas orçamentárias federais para obras estruturantes das rodovias no estado, a validação da aplicação do Código Florestal para áreas urbanas, além de outros cenários preocupantes, são fatores que influenciam muito para estarmos enfrentando a Tempestade Perfeita.

2021 veio como uma grande onda a abalar ainda mais nossas estruturas, já tão terrivelmente afetas em 2020. Novas restrições impostas por uma alta absurda no número de casos e os hospitais em colapso. Esperávamos que a situação começasse a amenizar com a chegada da vacina, mas o que ainda vemos é um cenário desafiador.

Precisamos urgentemente passar por estas tormentas. Precisamos urgentemente aumentar a vacinação da nossa população e resolvermos este impasse político da governabilidade. Precisamos unir nossos esforços para dar dignidade e segurança a nossa população, aumentar nossos negócios e voltar a crescer na nossa economia. Somos um estado que merece respeito e atenção do governo federal.

Somos o sexto estado que mais arrecada impostos e um dos últimos a receber verbas federais. Nossos representantes devem lutar para evitar este desequilíbrio já que a solução seria um pacto federativo mas que não vislumbramos sucesso a curto prazo. Temos que cobrar o que é do nosso direito. Não vamos nos conformar com a situação que estamos passando. Vamos nos unir porque unidos somos mais fortes.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...

Artigo

​A infraestrutura é aliada incondicional do desenvolvimento econômico e social. A afirmação é irrefu ...