Trabalho de combate às drogas precisa ser contínuo

Dia criado pela Organização das Nações Unidas, por meio da Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987, que objetiva conscientizar a população da necessidade de um contínuo combate aos problemas sociais relacionados às drogas ilícitas (que não podem ser comercializadas), como também àquelas consideradas lícitas como, cigarro, bebidas alcoólicas e outros, que causam dependência química.

É de suma importância a criação de políticas públicas eficazes na área de prevenção e luta contra às drogas ilícitas, que protejam a saúde individual e coletiva, possibilitando a redução da violência doméstica, evasão escolar, número de internações, aumento da criminalidade, dentre outras condutas praticadas por usuários e dependentes químicos, que afetam a sociedade como um todo.

Algumas sugestões são importantes na prevenção ao uso de álcool e drogas entre os jovens: ser um exemplo de cidadão do bem, mostrando aos filhos como é uma vida saudável, buscar conhecer os amigos do seu filho, verificando se os mesmos mantém uma vida de retidão, incentivar a prática de esportes, sendo um pai presente, dialogando permanentemente com os filhos, sobre qualquer assunto, dentre outras importantes medidas eficientes e sem custos.

Para diminuir os impactos negativos das drogas na sociedade, uma força tarefa precisa ser feita, envolvendo famílias, clubes de serviço, escolas, poder público, sociedade civil organizada, entidades religiosas, além do papel fundamental da imprensa, que pode elevar a conscientização sobre os perigos das drogas.

Quando se fala em combate às drogas em Santa Catarina, não se pode deixar de falar do Conselho Estadual de Entorpecentes – Conen, órgão que existe há quase 40 anos (completará em 19/11/2022) para deliberar, normatizar e executar a política estadual de prevenção, fiscalização, recuperação e repressão de entorpecentes no Estado.

Para isso, articula ações de medidas de Políticas Públicas Sobre Drogas, junto com instituições nacionais e internacionais, governamentais e não-governamentais. Promove e incentiva a realização de eventos, estudos e pesquisas, assim como estimula a atualização permanente de servidores das instituições envolvidas em ações sobre drogas.

O Conen realiza, ainda, diversas outras importantíssimas funções determinadas por lei. Ajude o Conen no combate às drogas!

+

Artigos